Tito Oliveira, Pradarrum e Skanibais tocam no Festival Salvador Instrumental

  • Tito Oliveira, Pradarrum e Skanibais tocam no Festival Salvador Instrumental
  • Tito Oliveira, Pradarrum e Skanibais tocam no Festival Salvador Instrumental
  • Tito Oliveira, Pradarrum e Skanibais tocam no Festival Salvador Instrumental

Artistas se juntam a nomes como Carlos Malta, Trio Corrente, Letieres Leite Quinteto, Sexteto 1 de Cada e Júnior Maceió no Wet ´n Wild

Uma festa para a música instrumental brasileira. Este é um das propostas do Festival Salvador Instrumental que acontece nos dias 29 e 30 de outubro, na área verde do Wet´n Wild. Durante dois dias nomes deste estilo musical tocaram gratuitamente para o público. Entreeles, Tito Oliveira, Pradarrum e Skanibais.

O baiano Tito Oliveira já tocou com artistas como Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Elba Ramalho, Mart’nália, Flávio Venturini, Ivete Sangalo, Saulo Fernandes, Paula Lima e Roberta Sá. Para o Salvador Instrumental apresenta o show Magiô, que leva o nome do seu primeiro CD instrumental.

O repertório é baseado em ritmos afro- brasileiros, com a influência do jazz e a riqueza da percussão da Bahia, mas com uma identidade própria, construída ao longo da carreira de cada um dos músicos envolvidos.  O show é composto por um Quinteto de músicos baianos renomados e pesquisadores: Tito Oliveira (bateria), Ldson Galter (baixo), Marcelo Galter (piano), Reinaldo Boaventura (percussão), Tercio Guimarães ( sax).

A Pradarrum foi criada por Gabi Guedes e tem o objetivo de proteger e preservar o toque sagrado do candomblé. Utilizando ritmos como Ilú, Alujá, Agabi e Kabila, o artista explorou o som de nações como Angola, Ketu, Gêge e misturou com a salsa, samba, funk e jazz. Gabi Guedes tem vasta experiência, sendo considerado um dos mais importantes percussionistas da Bahia, com passagem por vários países.

Nascido no Alto do Gantois, cresceu ao lado da Iyalorixá Mãe Menininha. Atuando como percussionista, no Corpo de Balé do Teatro Castro Alves, criou ritmos e trilhas sonoras para grandes espetáculos da companhia. Tocou na banda de Jimmy Cliff por nove anos, quando participou de turnês mundiais ao lado de Burnning Spear e The Wailers Band; passando por países como os EUA, Alemanha, França, Japão, Hawai, Taiti, Austrália, Suíça e Itália.

Dez instrumentistas apreciadores das levadas do ska jamaicano se juntam, em Salvador, para reinterpretar o gênero com um sotaque bem peculiar. Em atividade há três anos, o Skanibais faz uma enérgica fusão entre o ska, as filarmônicas do recôncavo e reggae baiano. Com extravagantes metais, a sonoridade do grupo se destaca pela vivacidade rítmica e a versatilidade de seu repertório. Além das composições autorais, eles reinterpretam clássicos do ska, do reggae, da MPB e do samba, alternando entre temas instrumentais e hits cantados.

O Skanibais é formado por João Teoria (voz/trompete), Matias Traut (trombone/direção musical), Ito Bispo (saxofone), Kiko Souza (sax /flauta), Leo Couto(sax barítono), Gilmar Chaves (trombone), Nelmário Marques (contrabaixo), Juliano Oliveira (teclado), Marco Oliveira (guitarra) e Uirá Nogueira (bateria).

O Festival: Durante os dois dias, oito atrações se apresentam, sendo que por dia uma atração nacional dividirá o palco com as outras três locais. O evento tem como objetivo, fomentar, difundir e valorizar a música instrumental e sua diversidade na Bahia, através da realização de shows gratuitos de grupos e artistas locais e nacionais em um dos espaços mais tradicionais da cidade de Salvador.

No sábado, 29, subirão ao palco nomes como o maestro Letieres Leite com seu quinteto, o grupo Sexteto 1 de Cada e o saxofonista Júnior Maceió, além de Carlos Malta. Já no domingo, 30, apresentam-se o percussionista Gabi Guedes com seu grupo Pradarrum, o baterista Tito Oliveira com o show Magiô, e os SKAnibais e Trio Corrente.

Serviço

Festival Salvador Instrumental

Dia: 29 e 30 de outubro (sábado e domingo)

Horário: a partir das 15 horas

Onde: Área Verde do Wet´n Wild

End.: Av. Luiz Viana Filho, 8951

Censura livre

Gratuito

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password