CasaShopping recebe ‘Plasticidades: Plástico + Design’

  • CasaShopping recebe ‘Plasticidades: Plástico + Design’
  • CasaShopping recebe ‘Plasticidades: Plástico + Design’
  • CasaShopping recebe ‘Plasticidades: Plástico + Design’
  • CasaShopping recebe ‘Plasticidades: Plástico + Design’
  • CasaShopping recebe ‘Plasticidades: Plástico + Design’
  • CasaShopping recebe ‘Plasticidades: Plástico + Design’

Evento na Barra da Tijuca, RJ, mostra os mais surpreendentes produtos feitos com a matéria-prima plástica 

Durante todo o mês de outubro o CasaShopping será palco da sexta edição da exposição internacional “Plasticidades: Plástico + Design”. O evento criado em 2003, teve sua primeira edição no shopping e depois passou por Buenos Aires (2004), Zona Tortona em Milão (2005), São Paulo (2008), e Shopping Metropolitano, RJ (2015). Com realização da Altherswanke Comunicação e curadoria da jornalista Andréa Magalhães, Plasticidades irá mostra o que há de mais inovador e moderno em design produzido com plástico. As principais atividades do evento acontecem nos fins de semana de outubro (dias 07, 08, 09, 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28, 29 e 30/10) e no feriado (12/10), na Onda Carioca, localizada na expansão do shopping.

Este ano ‘Plasticidades’ tem novidades em sua programação. Além da tradicional exposição com mais de 150 peças em plástico, de expositores do Brasil e do mundo, o evento contará com talk shows, workshops, mostra de tecnologia e concurso.

Na programação dos talk shows e dos workshops, apresentações de profissionais renomados do setor de design, decoração e moda, que falarão sobre temas ligados à criação e inovação com plásticos, reciclagem, coleta seletiva de resíduos e sustentabilidade. Essa programação acontecerá no auditório do CasaShopping. Na mostra de tecnologia, os visitantes poderão criar produtos com uma caneta impressora 3D e carregar telefone celular e tablet wireless.

Para estudantes e profissionais de design e arquitetura, haverá um concurso de design, parceria da IKKO e da Altherswanke, onde os três primeiros colocados poderão ter suas ideias produzidas. Lojas do shopping terão ambientes decorados especialmente para o evento. Outra novidade deste ano será a mostra de brinquedos antigos e a campanha “Doe um brinquedo plástico para uma criança carente”.

Serão mais de 150 peças, do Brasil e de outros 19 países (Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Egito, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Israel, Itália, Portugal, Suíça, Tailândia e Venezuela).  Criações de designers estrangeiros renomados, como Karim Rashid, Zaha Hadid, Richard Hutten, Gaetano Pesce e J-me Studio, e de brasileiros, como os Irmãos Campana, Gilson Martins, Zanini de Zanine, Guto Indio da Costa, Mana Bernardes e Renata Moura, vão surpreender os visitantes pelo seu colorido, bom humor, material, sua criatividade e/ou função. Todas as peças têm o plástico como principal matéria-prima.

“Tive a ideia da exposição há 13 anos, depois de escrever uma série de reportagens cujo tema principal era o plástico. Eu casei a matéria-prima com o design e, aí, nasceu ‘Plasticidades: Plástico + Design’”, diz a curadora Andréa Magalhães.

Entre as novidades em produtos, será apresentada a primeira bicicleta de plástico reciclado do mundo, do inventor Juan Muzzi. O veículo é feito com garrafas PET, embalagens de xampu e peças de geladeira. A bike sustentável possui selo do INMETRO. Azulejos em plástico para decoração e reforma de casa ou escritório, produzido em polipropileno e com 3mm de espessura, o ‘Slim Plastt’, da Duo Revestimentos, aparece pela 1ª vez em ‘Plasticidades’. Uma escultura de 12 metros de comprimento, produzida com garrafas PET recolhidas das praias do Rio de Janeiro e recicladas, fará parte da mostra. A atração chama-se Plastic Madonna e é um projeto da empresa holandesa Dopper. Objetos de decoração, roupas, acessórios de moda e para casa também serão expostos durante o mês de outubro, na exposição que pretende mostrar aos visitantes a variedade de combinações entre o plástico e o design.

Durante o evento, será realizada a campanha “Doe um brinquedo plástico para uma criança carente”. Os visitantes poderão contribuir com doações de brinquedos novos e usados, em bom estado, que serão distribuídos a crianças atendidas por projetos sociais do Rio.

“Plasticidades: Plástico + Design” 2016 conta com consultoria dos professores Gerson Lessa (UFRJ) e Lucilia Ramos (UVA) e do designer Claudio Martins. Josué Fernando é o designer gráfico e Marcella Guerra, consultora 3D. Diego Falkenbach, motion designer. Solange Cruz e Gabriel Cardoso, assistentes da curadoria.

O evento tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Crama Design Estratégico, Futura Superfícies e revista ESCALA. E apoios nacionais (Tramontina, OU, IKKO Design, Plascony, UVA, Duo Revestimentos, Vulcan e Colégio Pedro II) e estrangeiros (Dopper, Umbra e OXO).

Serviço:

Exposição de design e tecnologia e campanha “Doe um brinquedo plástico para uma criança carente”, na Onda Carioca.Uma mostra de brinquedos antigos (da coleção de Orion Ximenes) será realizada na T store Home Tramontina:

Datas: 07, 08, 09, 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28, 29 e 30/10

Sextas e sábados, das 10h às 22h

Domingos, das 15h às 21h

Feriado 12/10 (quarta-feira), das 15h às 21h

Talk shows

Local: Auditório do CasaShopping

Entrada gratuita, porém os participantes poderão contribuir com doação de brinquedos novos e usados (em bom estado) para a campanha “Doe um brinquedo plástico para uma criança carente”

21/10 – Sexta-feira

16h – Andréa Magalhães, jornalista, editora das revistas ESCALA e Dorchester Magazine (Inglaterra e mundo árabe) e curadora de Plasticidades: Plástico + Design

Tema: “O design plástico na mídia”

17h – Carla Cardoso – Mestre em Direito Internacional Público pela Universidade Clássica de Lisboa e professora da UVA

Tema: “Responsabilidade socioambiental nas empresas”

18h – Felipe Rangel, supervisor da habilitação Projeto de Produto/Depto Artes e Design (PUC-Rio), CEO do Estúdio Baobá e fundador do grupo OITIS 55

Tema: “Injeção de plástico: como criar, diante das limitações do processo”

19h – Gilson Martins, designer e proprietário de uma grife, reconhecida internacionalmente e especializada em bolsas plásticas

Tema: “Plástico: do lixo ao luxo”

20h Valeria Nunes, designer de joias

Tema: “A vez do plástico na joalheria contemporânea”

28/10 – Sexta-feira

17h – Guto Indio da Costa, designer premiado internacionalmente e autor de produtos inovadores para grandes marcas, como GE-Dako, Arno, Pial Legrand, Itautec, Spirit e Springer

Tema: “Plástico & Tecnologia: o que podemos ainda esperar desta ‘parceria’ para os próximos anos, décadas?”

18h – Wladmir Henriques Motta, Doutor em Ciência da Informação, pelo PPGCI – IBICT (UFRJ), e Mestre em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Tema: “Lidando com resíduos: logística reversa ou economia circular?”

19h Lucília Ramos, professora nas universidades Estácio de Sá, Candido Mendes (UCAM) e UVA

Tema: “Como fazer tecidos com os resíduos plásticos?”

20h Thiago Carvalho, do corpo técnico da DuPont™

Tema: “Tecnologia e Corian®”

21h – Encerramento do Ciclo de Talk shows “Plasticidades: Plástico + Design” 2016, com entrega de certificados para a plateia

As inscrições devem ser feitas no site do CasaShopping: www.casashopping.com.br

Serviço:

CasaShoppingwww.casashopping.com.br

Av. Ayrton Senna, 2150, Barra da Tijuca

Entrada também pelo endereço: Av. João Cabral de Melo Neto

(Av. Via Parque)

Telefones: (21) 2429-8000 – 2108-8000

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password