Fotógrafo espanhol documenta emigração galega

  • Fotógrafo espanhol documenta emigração galega
  • Fotógrafo espanhol documenta emigração galega

Mostra será aberta dia 17/10 no Instituto Cervantes de Salvador

“Os Adeuses” é a mostra fotográfica que o Instituto Cervantes de Salvador apresenta a partir do dia 17 de outubro em sua galeria de arte. A exposição reúne 51 imagens em preto e branco do premiado fotógrafo espanhol Alberto Martí, que documentou a grande epopéia da emigração de habitantes da Galícia, norte da Espanha, para a América, no final da década de 1950. Um dos pontos de chegada foi o Brasil, com maior concentração no território baiano.  A mostra poderá ser visitada de até o dia 17 de dezembro, de segunda a sábado, das 9h30 às 17 horas, na sede do Instituto, na Ladeira da Barra, 2792. A entrada é franca.

Na abertura da mostra, no dia 17 (sábado), às 19h30, haverá uma apresentação de música tradicional galega. Além disso, estão sendo esperados o embaixador da Espanha e o cônsul geral da Espanha no Brasil, além de outras personalidades ligadas à colônia espanhola na Bahia. A exposição é um dos atos comemorativos à passagem da Semana da Espanha em Salvador, cuja programação incluirá eventos sociais e instucionais, além de desfile militar e uma homenagem ao espanhol Fadrique de Toledo, capitão das tropas que expulsaram os holandeses de Salvador no século XVII. Haverá ainda a chegada ao porto da capital baiana do barco-escola espanhol Juan Sebastian Elcano.

Alberto Martí Villardefrancos nasceu em A Coruña, na Galícia, em 1922. Começou a trabalhar aos 12 anos de idade numa tradicional e legendária loja de fotografia galega chamada “Foto Blanco”. Mais tarde, se tornaria um dos fotógrafos mais importantes do centenário periódico “La Voz de Galícia”, onde trabalhou por décadas.  Com mais de 70 anos dedicados à fotografia, Martí recebeu numerosos prêmios nacionais e internacionais, em cidades como Madri, Barcelona e Buenos Aires. A premiação mais importante foi ganha em Madri, em 1960 – o Prêmio Nacional de Fotografia.

Com uma visão jornalística e grande senso estético, Alberto Martí foi testemunha de tudo o que ocorreu na cidade de A Coruña durante as últimas sete décadas. Documentou especialmente o embarque dos galegos entre os anos 1957 e 1963 desde os portos da Coruña e Vigo.  São imagens protagonizadas por gente anônima que tinha na fuga da Espanha uma forma de buscar melhores condições de vida na América.

Navio seqüestrado

Com curadoria de José Caruncho, a exposição está estruturada em três áreas: A Ida, A volta e O Navio ‘Santa Maria’ (barco que fazia a rota Caracas-Lisboa-Vigo e foi sequestrado em 1961 com 586 passageiros, pelo Diretório Ibérico de Liberação com o objetivo de atrair a atenção mundial sobre a situação que estavam vivendo Portugal e Espanha com as ditaduras de Salazar e Franco).

Segundo Pilar Cagiao Vila, membro do Conselho da Cultura Galega, as fotografias de Alberto Martí rodeavam as partidas dos emigrantes, “desde a chegada ao porto, ao terminal de passageiros, até a espera da partida e a acomodação a bordo, passando pelo mundo dos trâmites, dos papeis e dos funcionários”. 

Serviço:

Mostra Os Adeuses

Local: Galeria do Instituto Cervantes de Salvador/ Avenida Sete de Setembro, 2792, Ladeira da Barra

Período: 17/10 a  17/12

Visitação: segunda a sábado, das 9h às 17h

Entrada franca

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password