Projeto Tamar faz soltura de tartaruga marinha com presença de artistas

Tartaruga reabilitada com mais de um metro de casco será levado ao mar na praia ao lado da igreja da Praia do Forte no próximo dia 12 de outubro 

Um dia das crianças animado acontecerá na Praia do Forte. No próximo dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora de Aparecida, haverá uma soltura de tartaruga marinha pelo Projeto Tamar. Com 130 quilos e mais de um metro de casco, o macho esta reabilitado após ser resgatado preso a redes de pesca. A ação acontece às 17 horas, na igreja da Praia do Forte.

Para o evento, além das pessoas que estiverem na praia, confirmaram a participação os músicos Stanley Jordan, Dudu Lima, Ricardo Itaborahy, Ivan Conti (Mamão) e Leandro Scio, os artistas farão uma apresentação única no espaço cultural, no mesmo dia. A noite, que conta com a abertura de Luciano Calazans, tem o patrocínio da Petrobras. Há expectativa de uma trilha sonora especial ao vivo para o trajeto da tartaruga até o mar.

Música e tartarugas – O Projeto Tamar espalha a mensagem da conservação das tartarugas e dos oceanos através da música desde 2009. Incentiva e produz conteúdo musical para fortalecer a proteção às tartarugas marinhas, com mais de 30 canções autorais, algumas delas gravadas por artistas como Milton Nascimento, Lenine, Stanley Jordan, Flávio Venturini e Wagner Tiso. O Movimento Tamarear une vários artistas em prol da causa dos oceanos e das tartarugas e promove apresentações em vários locais onde o Tamar está, “um verdadeiro time de feras”, segundo o seu fundador e coordenador nacional, oceanógrafo e músico Guy Marcovaldi.

O Projeto Tamar começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. O projeto é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, o apoio do Bradesco Capitalização, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais. Mais informações no www.tamar.org.br

Serviço
Soltura de um macho de tartaruga marinha reabilitado
Dia: 12 de outubro, às 17horas
Local: Praia ao lado da Igreja da Praia do Forte, em Mata de São João, Bahia
Mais informações: Projeto Tamar Praia do Forte (71) 3676-1045
centrodevisitantes@tamar.org.br
Evento gratuito

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password