Pensando em empreender? Mesmo com Brasil instável, ainda é possível

Especialista em transição de carreiras dá dicas de como empreender de forma certa, apesar da instabilidade econômica não facilitar

Com o atual desfavorável cenário econômico brasileiro, deixar um trabalho certo e estável para abrir o próprio negócio pode parecer algo assustador. Se antes já exigia um preparo muito grande, hoje em dia chega a ser imensurável. Além disso, há cerca de 12 milhões de brasileiros que são dispensados de seus empregos e não encontram mais colocação, sendo forçados a trabalhar por conta própria para sobreviver. Mas, nada de pânico: existem formas seguras de alcançar o sucesso e aumentar as possibilidades de ser bem sucedido na abertura do novo negócio, só é preciso algum estudo e atenção em cada atitude tomada.
Segundo Madalena Feliciano, Diretora do Instituto Profissional de Coaching, abrir o próprio negócio para se tornar seu próprio chefe, não lidera mais os motivos do brasileiro de abrir uma empresa. Talvez pelo sonho de liberdade ou de poder fazer o que gosta em seu próprio horário de trabalho, mas o que ganha emdisparada é o tempo que – acha – que terá a mais em sua vida particular.
Porém, não é isso o que acontece. Quem deseja empreender e abrir o seu próprio negócio deve estar ciente que muitas vezes o novo trabalho ocupa mais tempo do que o antigo “Por isso, deve ser algo prazeroso para o profissional e qie tenha sido inciado pelas razões certas. O inicio de qualquer negócio éalgo que exige atenção e muita vontade, o que leva ao dono da instituição trabalhar além daquelas 8 horas diárias de segunda a sexta. Ou seja: Prepare-se para virar noites trabalhando”, diz Madalena.
Segundo a coach de transição de carreiras,para saber se está apto a trabalhar por conta, antes de tudo é preciso ter uma boa ideia e estudar muito sobre a área em que se deseja abrir o negócio. Além disso, estudar os concorrentes, ter bons conselheiros e um capital inicial disponível para investir na empresa, é primordial. Se é esse o seu sonho e o projeto que vai exigir tudo de você, é necessário números concretos de que o negócio não quebrará em, no mínimo, três anos. Uma boa rede de contatos e networking irá te ajudar muito. Mas principalmente, autoconhecimento, para saber se você é disciplinado o suficiente para manter um negócio próprio.
“Você tem um bom produto ou serviço a ser oferecido? Ele já foi testado? Existem clientes reais que se interessam pelo o que eu vou oferecer? Essas são perguntas cruciais. Se a resposta for negativa, o melhor caminho pode ser voltar para o papel e caneta e começar do zero. É preciso que você seja capaz de descrever em poucas palavras o que seu serviço/produto é capaz de trazer como benefício para seus clientes. A partir desse momento, se torna concreto que você sabe o que quer oferecer ao mercado e como fará isso”, aconselha a especialista.
Outro aspecto importante é escolher o local em que irá instalar o novo negócio, como será a estrutura, com quem irá se associar, onde captar recursos financeiros adicionais, a burocracia da documentação, etc. Esses são desafios que mexem com à paciência do empreendedor, mas que são necessários no início de qualquer projeto.
“Já com o negócio em andamento surgem as características comuns encontradas em qualquer emprego: gerenciar funcionários, lidar com pessoas, controlar estoques, negociações comerciais, pagamento de impostos… É preciso que o empreendedor saiba lidar com isso sem se estressar, já que são questões que acontecerão de forma contínua,” comenta Madalena.
A especialista comenta que esse não é um objetivo fácil de ser atingido, mas que, quando bem pensado e feito com atenção vale a pena o esforço. “Fazendo essa transição com naturalidade e muita vontade, tudo acontecerá mais facilmente, mesmo sendo sua primeira experiência como empreendedor. É preciso passar por vários obstáculos que surgem no caminho, mas, no final não há nada como ter um negócio para chamar de seu – e ter orgulho disso”, conclui.
Outliers Careers | Madalena Feliciano

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password