Geolocalização vira estratégia na busca de novos negócios

Num mercado cada vez mais competitivo, as estratégias para buscar novos negócios precisam se reinventar constantemente. Pensando assim, a Menta, de Flavio Casarotti, criou uma ação de self promotion junto às principais cervejarias do Brasil. A agência produziu e lançou uma marca de cerveja, a Kold, que tem como um de seus ingredientes, a menta. O lançamento do “novo produto” foi pensado detalhadamente para que ninguém perceba que se trata de uma ativação promocional.

Para gerar ainda mais curiosidade e chamar a atenção dos executivos, a agência desenvolveu uma estratégia de mídia on e off line baseada principalmente em geolocalização, além de alguns outros filtros. Tudo pensado para atrair a atenção dos funcionários das cervejarias. Pontos estratégicos, de relógios de rua a abrigos de ônibus localizados no entorno das principais cervejarias, vão trazer o layout da campanha da nova cerveja.  “Assim, foi possível cercar esse público num raio de ação físico e virtual, numa estratégia de mídia que, de um jeito ou de outro, essa pessoa “topasse” com a Kold, a cerveja com Menta”, destaca Casarotti.

Ainda segundo o executivo, “a abordagem de novos negócios é sempre difícil para todos e, para quem está entrando como desafiante, é ainda mais complexo. Por isso, a Menta optou pela ousadia e investiu nessa ‘ação de guerrilha de marketing direto’ porque tem uma abordagem quase cirúrgica do público-alvo, despertando a curiosidade e a atenção dessas pessoas”.

Um plano de mídia on line foi desenvolvido para as redes sociais (Facebook, Instagram e Google) utilizando os mesmos critérios de geolocalização e visando a maior assertividade possível da mensagem junto ao target. O LinkedIn também fez parte da estratégia, contemplando o ramo de atuação da empresa, setor e tempo de mercado.

Para esta ação, a Menta produziu 50 litros da cerveja, uma Blond Ale artesanal com um leve toque de menta (a agência contratou um talento, o mestre cervejeiro Vitor Palma para a produção da bebida). Além de uma estratégia de mídia minuciosa, 30 kits da cerveja Kold foram enviados para profissionais de marketing das cervejarias. São brindes da marca (copo e camiseta) e duas garrafas de Kold, que tornam o “lançamento do produto” ainda mais real e impactam o público-alvo pela comunicação e pela experiência com o produto.

A ideia é levar as pessoas para o site www.cervejacommenta.com.br onde tudo se revela. Com a assinatura “Kold. Cerveja com menta. Já pensou nessa combinação?”, a agência conseguiu mostrar ao mercado sua expertise neste segmento. Ao longo da carreira, Casarotti acumula muitos cases de sucesso para grandes marcas de cerveja, como Bohemia, Heineken, Itaipava, Nova Schin, Crystal, entre outras. “A ação é um jeito diferente de abordar potenciais clientes. Sei que os movimentos de contas não são tão simples, mas acredito que uma estratégia inovadora e impactante é o que toda marca busca hoje em dia. E isso nós sabemos fazer”, declara.

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