Nutricionista mostra a importância do trigo na alimentação

Versátil, o cereal é também muito nutritivo e fonte de carboidrato

Um verdadeiro curinga. Esta pode ser a definição do trigo, que está presente na vida de quase toda a população. Por conta de sua versatilidade, o cereal se torna ingrediente indispensável em diversas preparações doces e salgadas. A Finna, marca de farinhas e misturas para bolos da M.Dias Branco, em parceria com a nutricionista Aretha Magalhães, da Equilibrium, consultoria de nutrição da marca, mostra a importância do cereal na alimentação.

De acordo com Aretha, o trigo é fonte de carboidratos, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais.  Após processado, quando passa pela moagem do grão de trigo no qual são retiradas a casca e o gérmen, o cereal se transforma em farinha e passa a ser usado em preparações doces e salgadas. “A principal função da farinha de trigo na alimentação é o fornecimento de energia por meio dos carboidratos”, ressalta a nutricionista.

Alimento universal, o trigo só deve sair da alimentação em caso de doença celíaca (1% da população), alergia às proteínas do cereal ou sensibilidade (6% da população).  Dados apresentados, em 2016, pela Revista Britânica de Nutrição esclarecem que o consumo de trigo é seguro para pessoas saudáveis. “O cérebro e algumas células utilizam basicamente energia vinda da digestão dos carboidratos para realizar suas funções. Retirar a farinha de trigo do cardápio pode causar falta de disposição, além de dificultar a manutenção de uma alimentação saudável, causando desequilíbrio”, exemplifica Aretha.

O cultivo de trigo acompanha a história da humanidade e começou na Mesopotâmia, região entre o Egito e Iraque, há cerca de 10 mil anos. A invenção do pão data de 4.000 a.C. com a descoberta da fermentação pelos egípcios. Há dois mil anos os chineses descobriram o trigo e começaram a desenvolver farinhas, massas e pastéis. No século XV, chegou à América pelas mãos dos europeus.

No século XX o Brasil se transformou em um grande produtor de trigo. Hoje o alimento é altamente difundido em nossa cultura.

Aproveitando todas as dicas, a Finna sugere uma receita saborosa com farinha de trigo: Pão de Carne.

Confira o passo a passo:

Como fazer Pão de Carne 

Ingredientes para a massa do Pão

1 kg de farinha de Trigo Finna Tipo 1

200g de açúcar

20g de sal

25g de fermento

30g de Margarina Puro Sabor

250g de parmesão

Leite para dar o ponto

3 Cebolas

Azeite

Passo a passo do Pão: 

Passo 1 – Misture todos os ingredientes e por último coloque leite aos poucos até obter uma massa que desgrude da mão. Sovar a massa até que fique bem lisa.

Passo 2 – Pique 3 cebolas e leve ao fogo com azeite e uma colher de sopa de açúcar até caramelizar e ficar com uma coloração amarronzada.

Passo 3 – Faça bolinhas de 30g com a massa e recheie com um pouquinho da cebola caramelizada. Deixe descansar até dobrar de volume. Asse em 150 graus.

Ingredientes para Temperar a Carne

3 dentes de alho amassados

Pimenta-do-reino a gosto

Sal a gosto

1 colher de sopa de azeite

500g de filé mignon

2 colheres de sopa de óleo

Passo a passo da Carne 

Passo 1 – Bata no liquidificador o alho, o sal, a pimenta, e o azeite e passe essa mistura na carne. Deixe descansar por 15 minutos nesse tempero.

Passo 2 – Em uma frigideira, aqueça o óleo e frite a peça inteira de carne dos dois lados, até ficar dourados por fora e sangrentos por dentro.

Passo 3 – Leve ao forno por 10 minutos. Corte em fatias bem finas. Espete a carne no pão. A carne deve ficar por cima do pão.

Sobre a Finna

A marca Finna pertence ao portfólio de marcas da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos e atua nas regiões Norte e Nordeste do país. Com o slogan “Pra dar certo, tem que ser Finna”, a marca produz e comercializa farinhas com e sem fermento, e mistura para bolo tradicional nos sabores chocolate, milho cremoso, laranja, baunilha e brownie. Além da mistura tradicional, Finna lançou em 2014 a linha Mr. Cake, mistura para bolo 100% pronta que basta adicionar somente água ou leite, bater e levar ao forno. Todas as linhas possuem adição de vitaminas e minerais.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta anos de existência, a M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M.Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, segundo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 12 unidades industriais e 29 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password