Aluno da Escola de Dança da Funceb concorre a bolsa do Bolshoi

Adrian Barreto, de 10 anos, aluno do curso preparatório, disputa fase nacional em outubro, na sede da escola em Santa Catarina 

Adrian Barreto, 10 anos, aluno do Curso Preparatório – Nível 3 da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) foi pré-selecionado para concorrer a  bolsa da Escola de Ballet do Teatro Bolshoi no Brasil. Adrian segue para a fase nacional, que acontece no mês de outubro, na sede da instituição em Joinville, Santa Catarina.

Na pré-seleção, Adrian, assim como todos os concorrentes, passou por uma bateria de exercícios que analisam as habilidades físicas e artísticas, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biotipo.
A escola de Joinville é a única filial do Bolshoi fora da Rússia. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza Processo Seletivo, todo ano no mês de outubro, para ingresso de novos alunos para os cursos básico e técnico de dança clássica. Podem participar candidatos nascidos nos anos de 1998 a 2007.

O Bolshoi mantém uma das principais companhias de balé e ópera do mundo, considerada patrimônio cultural da humanidade pela ONU e UNESCO. O Bolshoi, que em russo significa ”grande”, foi fundado em 1776. Atualmente é conhecido como cartão postal de Moscou, capital da Rússia. 

Seleção – Os candidatos que chegam à fase nacional passam por avaliação com médicos e fisioterapeutas, para atestarem as condições para a prática da dança. São analisadas musculatura, articulações, desvios posturais, habilidades físicas, motoras, sinais vitais (frequência cardíaca respiratória) e  percentual de massa corpórea. Além de habilidades específicas para o balé clássico, como abertura de quadril (rotação externa) e flexibilidade. Profissionais da Escola avaliam também quesitos de musicalidade, força, projeção cênica e desempenho intelectual dos candidatos.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password