Manifestação pelo circo itinerante acontece nesta quarta

Mobilização nacional terá edição em Salvador, na Praça Municipal, nesta quarta, 14, com apresentações artísticas e entrega de pautas

Nesta quarta-feira, 14 de setembro, a Mobilização Nacional dos Circos Itinerantes reúne artistas circenses na Praça Municipal de Salvador, com programação iniciando às 9h. O evento acontece na Bahia e em outros estados brasileiros, simultaneamente. O Colegiado Setorial de Circo é a entidade representativa do ato, na capital baiana, ato que conta com apoio do Núcleo de Artes Circenses da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Os organizadores da manifestação argumentam que o circo oferece muita contribuição ao povo brasileiro eà sociedade como um todo, e necessita de uma política pública cultural voltada à fruição e a circulação de seus espetáculos.  A programação em Salvador inclui apresentações artísticas com falas e distribuição de panfletos; entrega de pautas específicas na Fundação Gregório de Matos, Secult, Funceb, Câmara dos Vereadores; e, finalizando, às 14h, ida para UPB e Assembleia Legislativa da Bahia.

Participam deste ato nacional: circos itinerantes brasileiros, ABACDI- Associação Brasileira de Artes, Cultura e Diversões Itinerantes (RJ), APOCIRCO- Associação Potigua de Circo (RN), APAECE- Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará – (CE), SATED/PE, SATED/SE, SATED/AL, Colegiado Setorial de Circo da Bahia – (BA), Escola de Circo PIOLIN – (PB), Grupo Churupita de Circo e Teatro – (ES), Nos’Arte – Coremas (PB).

Reivindicações – “O circo baiano tem enfrentado muitos problemas em diversas dimensões, tanto no campo simbólico: no que diz respeito à cultura, ao preconceito e má informação; quanto no aspecto físico: falta de terrenos para se instalarem ou abertura de ruas e praças para atuarem”, registrou Alda Fátima de Souza, do Colegiado Setorial de Circo.

Entre as necessidades listadas pelos manifestantes estão: terrenos para instalação de circos com infraestrutura adequada; atendimento médico aos circenses nas cidades por onde passam; atenção à educação dos circenses na sua itinerância; reconhecimento por parte dos Juizados de Menores da importância da participação dos filhos de circenses nos espetáculos, como aprendizado e continuidade da arte circense; setor específico nas prefeituras para liberação de documentação para instalação dos circos (desburocratização).

Também figuram na lista de reivindicações: taxas únicas e anuais, a exemplo de ART’s do Corpo de Bombeiros e Engenheiro, Alvarás de Funcionamento e outros; redução das taxas e impostos; abertura das praças para apresentações artísticas; incentivo à formação e qualificação dos artistas (aumento de recursos financeiros); editais específicos nas prefeituras; investimento nas escolas de Circo e ONG’s (aumento de recursos financeiros); criação de Leis Estaduais e Municipais que atendam aos circenses.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password