Tango, tribal, dança aérea e Le Parkour no #DançaEmMovimento

Diversidade marca aulas e palestras gratuitas ofertadas pela iniciativa de alunos da Escola de Dança da FUNCEB que reúne professores voluntários 

O diálogo entre o corpo em movimento com objetos, gestos, sons, imagens e pensamentos amplia as possibilidades do fazer artístico da Dança. É dentro desta perspectiva que o projeto #DançaEmMovimento, realizado por alunos do curso técnico da Escola de Dança da Funceb e que promove aulas e palestras gratuitas, também inclui estilos pouco convencionais, indo da dança aérea em lira ao teatro físico.

A dança aérea em lira, por exemplo, utiliza-se de um aparelho chamado “lira”, uma ferramenta de origem circense e que tem como base exercícios acrobáticos. Já o teatro físico trabalha com a construção de formas compreensíveis doimaginário coletivo, sejam formas de sombras, móveis e fixas, com ou sem estrutura dramática. A programação segue até o dia 16 de setembro, com inscrições abertas.

“A dança é muito mais do que uma sequência de movimentos. E quando nós criamos este projeto foi para mostrar o quanto é uma área ampla e que dialoga com diversas linguagens artísticas e também com o cotidiano”, afirma Meirejane Lima, aluna da Escola de Dança da FUNCEB e que idealizou o #DançaEmMovimento ao lado dos colegas Douglas Rodrigues e Lyu Barbosa.

Além de oferecer aulas de dança afro, moderna, contemporânea e urbana, o projeto vem dispondo aulas de tango, tribal fusion, dança e poesia, dança contemporânea baseada na técnica de hibridação da dança com esportes urbanos de ação, como BMX, Street e Le Parkour.

O bailarino Alisson George acabou de se formar pela Escola de Dança da Funceb e é um dos professores dos Cursos Livres, ensinando Dança de Salão junto com Jocélia Freire. Responsável por ministrar aula de Tango dentro do projeto #DançaEmMovimento, ele observa um crescimento do interesse por este e outros ritmos. “Muitas pessoas preferem fugir das danças tradicionais para ampliar o conhecimento. Porque dança não é só dança. É aprendizagem”, resume.

Na grade também foi incluída uma aula de Teatro Popular. Orientada por Dêvid Gonçalves, integrante do Grupo Anexus,a oficina abordou técnicas de movimentos corporais e construção de cenas através do processo de improvisação. “O principal objetivo das atividades é construir uma independência dos participantes durante as intervenções propostas, dessa forma o aprendizado é feito de maneira mais livre”, afirma Dêvid. 

Segunda Etapa – O projeto #DançaEmMovimento realiza aulas e palestras gratuitas destinadas à população de Salvador. Iniciado no mês de julho, o projeto já realizou cerca de 30 oficinas até então. Nesta última semana, avançou para a segunda etapa, com a programação de 23 encontros de professores e alunos até o dia 16 de setembro, quando acontecerá um aulão e apresentações diversas para celebrar o encerramento da iniciativa.

Neste segundo momento os participantes não precisam se inscrever antecipadamente, pois as inscrições são feitas no momento da aula. A programação completa pode ser vista acessando o link https://www.facebook.com/DeMov.Ba/?fref=ts . As aulas acontecem na própria Escola de Dança da Funceb, localizada no Centro Histórico.

O #DançaEmMovimento conta com o apoio dos professores da própria instituição e com adesão de professores e artistas independentes e ligados a outras organizações.

A Escola de Dança da Funceb pertence ao Centro de Fomação em Artes (CFA) da Funceb, entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

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