Mosteiro de São Bento lança coleção de Livros do Tombo

  • Mosteiro de São Bento lança coleção de Livros do Tombo
  • Mosteiro de São Bento lança coleção de Livros do Tombo
  • Mosteiro de São Bento lança coleção de Livros do Tombo
  • Mosteiro de São Bento lança coleção de Livros do Tombo

Lançamento será dia 29 de agosto, às 15 horas, na Salão dos Holandeses, no prédio histórico do Mosteiro, na Ladeira de São Bento

O Mosteiro de São Bento da Bahia lança no dia 29 de agosto, às 15 horas, a sua Coleção de Livros do Tombo, nominada pelo Programa Memória do Mundo da Unesco como símbolo da riqueza e do valor histórico do acervo do primeiro mosteiro beneditino das Américas. A coleção reúne documentos catalogados pelo Arquivo Histórico do Mosteiro de São Bento desde o ano de 1548. Os seis volumes que integram o conjunto praticamente refletem o desenvolvimento da Bahia e do Brasil, pois neles estão inscritos os bens móveis (edificações, fazendas, etc.) e imóveis (mobiliário, imagens, quadros, dentre outras peças) adquiridos ou recebidos, ao longo dos séculos, pelos monges beneditinos da Bahia. O lançamento ocorrerá na Sala dos Holandeses do Mosteiro de São Bento, no Centro Histórico de Salvador.

“A riqueza desses livros estava em risco. O tempo, esse amigo que torna visível a sabedoria e nos rouba a beleza da juventude, envelheceu, também, as páginas magistrais dos Livros do Tombo, tornando necessário um trabalho minucioso de leitura e transcrição, para que não fossem sequestradas da nossa história páginas tão fundamentais”, observa, no prefácio da edição, o Arquiabade do Mosteiro de São Bento, Dom Emanuel d’Able do Amaral.

Os Livros do Tombo do Mosteiro de São Bento da Bahia são fontes de suma importância para a história da construção nacional, do Brasil Colônia ao Brasil Império, trazendo informações relativas aos três primeiros séculos de colonização do país. Esses documentos reúnem escrituras, testamentos, codicilos, doações, cartas de sesmarias, autos de posse, petição de terras entre outros, em diversos estados do Norte-Nordeste, deixando entrever características socioeconômicas das principais famílias fundadoras da sociedade brasileira. Lá está registrado, por exemplo, o patrimônio de Catarina Paraguaçu e seus descendentes, de Garcia D’Ávila, de Duarte de Albuquerque Coelho (donatário da Capitania Hereditária de Pernambuco). Há também documentos relacionados a Thomé de Souza, fundador da cidade de Salvador e primeiro governador geral do Brasil.

A recuperação de documentos dos Livros do Tombo e adequação para a edição envolveu o trabalho de 37 especialistas durante cerca de dez anos. Em um processo delicado e rigoroso de recuperação da informação, atuaram técnicos e pesquisadores de diversos níveis, sob a orientação geral da professora e filóloga Alícia Duhá Lose. Os pesquisadores se debruçaram sobre manuscritos que abarcam o período de 1552 a 1913.

No dia e pós o lançamento, a coleção dos Livros do Tombo poderá ser adquirida por qualquer interessado na lojinha do Mosteiro de São Bento. Uma versão integral da coleção, dirigida prioritariamente a pesquisadores nacionais e estrangeiros, estará disponível de maneira gratuita em site na internet. Todo o projeto gráfico-editorial da coleção (incluindo o site) foi realizado pela Yayá Comunicação.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password