Escola de Dança da Funceb recebe acidad exposição “Tela Viva”

Corpos pintados por Marcos Costa foram fotografados e filmados. Mostra do #DançaEmMovimento será aberta dia 25, com performances de alunos 

O grafiteiro, cenógrafo, ilustrador e arte-educador Marcos Costa pinta corpos urbanos dançantes, que são fotografados e filmados, gerando o acervo da exposição Tela Viva –Impressões do Graffiti em Corpos Urbanos. Na próxima quarta-feira, dia 24 de agosto, às 11h, ela lança a segunda edição da mostra. As obras agora poderão ser vistas na programação do #DançaEmMovimento, projeto desenvolvido na Escola de Dança da Funceb, por alunos da instituição.

Intitulada Tela Viva #2, a exposição fica montada na Escola de Dança do Centro de Formação em Artes (CFA/Funceb) até 15 de setembro. Com fotografias de Sidney Rocharte e um vídeo produzido pelo cineasta Ailton Pinheiro, Tela Viva #2 ganhará nova dimensão com a composição de dança dos alunos da Escola de Dança da Funceb: Douglas Rodrigues, Mirela Ferreira, Lyu Barbosa, Lucas Lemos, Rony Timas, Janaína Candeias, Thaís Gouveia.

“A Escola de Dança da Funceb irá receber este impactante projeto artístico, que utiliza a pele de pessoas como suporte e que já ocupou ruas de Salvador, além do Palácio Rio Branco. Desta vez, alunos da casa irão contribuir com suas performances”, considera Fernanda Tourinho.

A diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia avalia a inclusão da exposição na programação como mais uma faceta interativa do projeto #DançaEmMovimento, coordenado por uma jovem geração de alunos da Escola e que têm como objetivo tornar a arte mais acessível para a sociedade. As ações, como aulas e palestras gratuitas de dança, seguem até o dia 15 de setembro, na instituição.

A mostra segue aberta à visitação de segunda à sexta, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

Primeira edição – A primeira edição do projeto Tela Viva aconteceu de fevereiro a abril, por ruas e ambientes da capital baiana, e, em maio, chegou ao Palácio Rio Branco, sede da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O Tela Viva possibilitou a Marcos Costa transpor a arte que pratica nas ruas, em muros e paredes,  para corpos humanos.

O artista visual utiliza o corpo de artistas e também de pessoas sem experiência artística, de diferentes contextos sociais e nacionalidades, como suportes para suas pinturas. O trabalho resultou em 20 fotografias de Rocharte e um vídeo de Pinheiro,  baseados nas performances realizadas por cinco profissionais atuantes no cenário artístico de Salvador. Marcos também preparou cinco pinturas inspiradas na influência do grafiti no corpo e na vida humana.

#DançaEmMovimento – O projeto #DançaEmMovimento leva à Escola de Dança da Funceb a proposta de interação de linguagens artísticas do Tela Viva. Agregar a exposição à programação é uma iniciativa alinhada com o conceito de intercâmbio do projeto, idealizado pelos artistas/estudantes da Escola de Dança da Funceb Douglas Rodrigues, Lyu Barbosa e Meirejane Lima.

Com o apoio da Escola de Dança e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à SecultBA, os organizadores promovem as ações do #DançaEmMovimento de maneira colaborativa com os demais participantes. Desta forma, alunos da casa e artistas da cena baiana contribuem com as iniciativas voltadas para a sociedade em geral, como aulas de danças e suas interfaces, com acesso gratuito para a comunidade, o que vem possibilitando a apreciação e o fazer artístico.

Serviço

Exposição Tela Viva – Impressões do Graffiti em Corpos Urbanos (Tela Viva #2) no #DançaEmMovimento
Abertura: 24 de agosto, às 11h
VisitaçãoAté 15 de setembro, segunda a sexta de 9h às 18h
Onde: Escola de Danca da Funceb – Rua da Oração, n° 1, Terreiro de Jesus, Pelourinho
Quanto: Gratuito

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password