Éder Muniz inicia intervenção artística pelo Projeto M.U.R.A.L, na região do Comércio

Desde março de 2016, talentos das artes visuais baianas têm presenteado a cidade com obras de arte ao ar livre. Quem passa pelas ruas da Avenida da França, na região do Comércio, na Cidade Baixa, já notou um colorido todo diferente e tem admirado painéis gigantescos, que chegam a medir 16 metros de altura, com pinturas, grafites e outras modalidades artísticas. O Movimento Urbano de Arte Livre, M.U.R.A.L, projeto contemplado pelo edital Arte em Toda a Parte – Ano III, da Fundação Gregório de Matos, da Prefeitura de Salvador, tem trazido à tona, temas que transitam por aspectos diversos da cultura baiana. Artistas como Fábio Rocha, o Limpo; Fael Primeiro; Rebeca Silva e Davi Caramelo já deixaram suas marcas pela avenida portuária. Agora, chegou a vez do artista plástico e grafiteiro Éder Muniz deixar a sua. Em sua obra, que está sendo realizada na fachada lateral da Alfândega do Porto de Salvador, Éder faz uma homenagem aos povos indígenas tupinambás que habitavam a região da costa brasileira. As pessoas que passarem pela região, com certeza não ficarão indiferentes às intervenções. São cores irresistivelmente vivas, formas radicais, distorções e deformações que parecem transitar pela psicodelia, além de uma inclinação temática voltada para uma reflexão cara à contemporaneidade: a ligação homem-natureza. A combinação é poderosa e captura o olhar imediatamente. Desse modo, a arte urbana vai cumprir o seu papel de fissurar a dura realidade da vida nas grandes cidades, proporcionando momentos de abertura e expansão. Nas palavras do próprio artista é “poder compartilhar positividade. Cada pessoa que passar pelo painel vai se iluminar para seguir o seu dia com outro sentimento”, conta. Nas próximas semanas, os artistas Pedro Marighela, Devarnier Hembadoom, Nila Carneiro e Marcos Costa serão os artistas a levar mais vida e cor à região do Comércio de Salvador, através do projeto M.U.R.A.L.

Serviço:

Movimento Urbano de Arte Livre – M.U.R.A.L

Mostra permanente de 10 murais na região do Comércio / Cidade Baixa, Salvador – Bahia

Artistas: Limpo, Eder Muniz, Fael Primeiro, Davi Caramelo, Rebeca Silva, Devarnier Hembadoom, Nila Carneiro e Pedro Mariguella.

Quando: de março a setembro de 2016 (execução)

Quanto: gratuito

Curadoria: Vanessa Vieira (produtora e Diretora da Trevo Produções) e Luciana Accioly (Mestre em Artes Visuais e jornalista)

Realização: Trevo Produções, Fundação Gregório de Matos (Prefeitura de Salvador), através do Edital Arte em Toda a Parte – Ano III

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password