Vídeo dá voz, hino e bandeira aos refugiados que competirão na Rio 2016

Pela primeira vez na história, uma equipe de refugiados competirá nos Jogos Olímpicos. Estes atletas refugiados não pertencem a nenhuma delegação, eles não têm nenhuma bandeira para carregar e nenhum hino nacional para tocar. Até agora.

Depois de uma longa luta eles conseguiram serem finalmente conseguiram ganhar reconhecimento pelo Comitê Olímpico Internacional. Que não só concedeu ao time de refugiados possibilidade de competir, mas os homenageará nesta edição. Serão eles que entrarão primeiro na cerimônia de abertura segurando a bandeira Olímpica.

Como uma seleção refugiada nunca havia participado e sido homenageada nas Olímpiadas passou a ser necessário criar um hino, bandeira e uniforma para este time tão batalhador. Quem documentou a criação de sua identidade como nação em um vídeo emocionante foi a Ogilvy de Nova York em parceria com a instituição Refugee Nation.

Para confeccionar a bandeira da nova nação refugiada a ONG escolheu Yara Said, artista refugiada síria. “O preto e o laranja, cores dos coletes salva-vidas, simbolizam as dificuldades e a esperança de todos aqueles que conseguiram cruzar os mares. Eu mesmo sou uma deles, por isso me identifico tanto com essas cores e essas pessoas”.

O hino foi escrito por Moutaz Arian, compositor e também refugiado sírio. Arian fugiu da Síria quando estudava música na Universidade de Damasco e foi ameaçado pelo exército do ditador Bashar Al-Assad. A composição é pensada para todos, por isso ele não tem letra, proporcionando entendimento universal. “Não quero fazer música apenas para curdos e árabes. Quero compor para o mundo todo”.

Atualmente, é levantado que existam 65 milhões de refugiados, muitos deles sem possibilidade de representação alguma. Tornando-os um povo que é obrigado a se calar e esconder seu rosto entre fronteiras e mares oceânicos. Iniciativas como esta da Ogilvy e da Refugee Nation mostram que sim, eles existem. Têm rosto. Têm voz. Têm vida. E agora, também têm uma nação para torcerem e defenderem.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password