Semana da Cultura Espanhola e Hispano-americana

Com entrada franca, evento movimentará o Instituto Cervantes a partir de 3 de agosto 

O Instituto Cervantes de Salvador promove entre 3 e 6 de agosto a Semana da Cultura Espanhola e Hispano-americana. O objetivo é promover o intercâmbio e a informação sobre produções culturais de países como Espanha, Cuba, Argentina e Uruguai, tendo como traço comum o idioma espanhol. Haverá espetáculos de teatro, exibição de filmes, conversas literárias, apresentações musicais e gastronomia, entre outras atrações. A entrada é franca.

A programação terá início em 3 de agosto, às 18h30, no Auditório do Cervantes, situado na Ladeira da Barra, com o Dia da Argentina. Haverá uma homenagem especial a Jorge Luis Borges, um dos mais renomados escritores latino-americanos, com direito a conversa literaria e declamação poética. Em seguida, o trio formado pelos músicos Juan Ignacio Azpeitia (voz e guitarra), Nícolas Severin (sax) e Alberto Honik (percussão) apresenta destaques do “Cancioneiro popular argentino”. A programação será encerrada às 20h30 com degustação de vinhos e outros produtos argentinos.  

No Dia do Uruguai, 4 de agosto, às 18 horas, será exibido o filme ´Cachila” , dirigido pelo cineasta uruguaio Sebastian Bednarik. A programação continua às 19h30 com uma apresentação folclórica do grupo La Matutina, seguida da degustação de vinhos produzidos no Uruguai.

A programação do Dia de Cuba, 5 de agosto, começa com o filme “Jose Marti: el ojo del canário”, do realizador cubano Fernando Perez. A mesa redonda “Uma mirada a Cuba e suas identidades” dá seguimento ao programa, com participação dos professores Alicia Sanabria, Carlos Tablada e Zaylin Powell. Haverá ainda a inauguração da exposição fotográfica “Cuba Viva”, do fotógrafo Leonardo Santana, seguida de degustação de coquetéis tradicionais cubanos.

Finalmente, no dia 6 de agosto, Dia da Espanha, o programa terã início às 16h, com a exibição da película infantil “Donkey Xote”, uma analogia ao famoso livro de Cervantes, sob direção de José Pozo. Às 19h30, haverá um recital de guitarra clássica do músico Mario Ulloa, que apresentará um pouco da obra de três grandes músicos espanhóis: Albéniz, Granados e Tarregas. O programa será finalizado com degustação de comida típica espanhola.Na ocasião, também será celebrado o aniversário de 25 anos do Instituto Cervantes. Vale observar que neste dia haverá ainda, às 18h, a apresentação da peça teatral “Federico García Lorca: Teatro Breve”, com os atores Alejandra González e Antonio Manso, sob direção de Brigitte Bentolila. Este espetáculo será apresentado no Teatro da Aliança Francesa a preços de R$30 e R$15.

Serviço

Semana da Cultura Espanhola e Hispano-americana

Instituto Cervantes de Salvador/ Avenida Sete de Setembro, 2792, Ladeira da Barra. Informações: Tel.3797 4667

Período: 3, 4, 5 e 6 de agosto

Programação: horários variados

Entrada franca.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password