UFBA inaugura Biblioteca de Exatas no campus de Ondina

  • UFBA inaugura Biblioteca de Exatas no campus de Ondina
  • UFBA inaugura Biblioteca de Exatas no campus de Ondina
  • UFBA inaugura Biblioteca de Exatas no campus de Ondina

A partir das 11h da manhã do dia 02/08, próxima terça-feira, a comunidade universitária da UFBA e interessados poderão utilizar as instalações da Biblioteca Universitária de Exatas Omar Catunda, que abrigará o acervo de Matemática, Estatística, Ciência da Computação, Física, Química e Geociências. Com o novo equipamento, o público poderá acessar mais de 20 mil volumes e dezenas de periódicos acadêmicos, disponíveis nos andares térreo, primeiro e segundo do novo prédio, localizado no campus de Ondina, em frente ao Instituto de Física e atrás da Faculdade de Arquitetura. A biblioteca funcionará diariamente entre 7h30 e 21h.

A inauguração do prédio de 4,672 m2 de área construída integra as comemorações dos 70 anos da UFBA e é fruto de um projeto idealizado desde o ano de 2009, cuja construção (que foi dividida em duas fases descontinuadas) levou cerca de cinco anos. O volume de investimentos foi de R$ 8,5 milhões, segundo informações da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura da UFBA (SUMAI), responsável pela gestão da obra.

De acordo com a superintendente do Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA (SIBI), professora Lídia Maria Brandão Toutain, além do acervo bibliotecário e espaços de leitura, o novo prédio também abrigará, no terceiro andar, o pessoal do SIBI, responsável pela administração das 20 bibliotecas da universidade. O quarto andar, que terá uma cafeteria com área de convivência, será aberto ao público posteriormente, como informa a professora.

Homenagem

A Biblioteca de Exatas recebeu este nome como uma homenagem ao matemático Omar Catunda, que se mudou para Salvador a fim de dirigir o Instituto de Matemática e Física, criado pelo então reitor Edgar Santos, em 1960. No ano de 1968, o professor Catunda criou e dirigiu o mestrado de Matemática.

Entrega de novas obras em 2016

Várias obras estão em andamento na Universidade e têm previsão de serem concluídas e inauguradas ainda neste ano de 2016. São elas: a 2ª Etapa do Instituto de Humanidades Artes e Ciência Professor Milton Santos (Bloco A); o Ponto de Distribuição de Alimentos do Campus São Lázaro – PDSL; reformas do Hospital de Medicina Veterinária – do 5º Andar do Instituto de Física e do o 5º Andar do Instituto de Química; a nova sede da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), na Federação; o Laboratório – LCAD e o Centro de Extensão, ambos na Faculdade de Arquitetura; e o anexo da Faculdade de Comunicação.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password