FORD E MIT DESENVOLVEM PROJETO DE MOBILIDADE PARA O TRANSPORTE PÚBLICO PROGRAMADO

  • FORD E MIT DESENVOLVEM PROJETO DE MOBILIDADE PARA O TRANSPORTE PÚBLICO PROGRAMADO
  • FORD E MIT DESENVOLVEM PROJETO DE MOBILIDADE PARA O TRANSPORTE PÚBLICO PROGRAMADO

A Ford está desenvolvendo um projeto de mobilidade inovador, junto com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos EUA, para medir o movimento de pedestres e ajudar a prever a necessidade de transporte público programado em áreas urbanas. No estudo, uma frota de veículos elétricos equipados com sensores LiDAR e câmeras vai circular pelo campus da Universidade de Cambridge, em Massachusetts, e ruas da cidade, coletando dados que ajudarão a direcionar o serviço de ônibus e vans para as áreas de maior fluxo.

“O estudo permitirá desenvolver algoritmos eficientes para melhorar tanto os serviços de mobilidade sob demanda como a detecção e mapeamento de pedestres para o avanço dos carros autônomos”, diz Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.

Laboratório de alta tecnologia

A pesquisa do MIT está sendo conduzida pelo Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do Aerospace Controls Lab (ACL), que desenvolve sistemas autônomos e de controle para aeronaves, naves espaciais e veículos terrestres. Seus estudos abrangem áreas como estimativa e navegação, planejamento e aprendizagem em contexto de incerteza e veículos autônomos.

“Com esse sistema de mobilidade sob demanda desenvolvido no campus do MIT, podemos estudar novos algoritmos de planejamento e previsão em um ambiente complexo, mas controlado, e oferecer ao mesmo tempo uma estrutura de teste para os pesquisadores e um serviço para a comunidade da universidade”, diz o professor Jonathan How, diretor do Aerospace Controls Lab.

Carona pelo aplicativo

Os pesquisadores da Ford e do MIT planejam iniciar o serviço em setembro, com um grupo de estudantes e professores. Os participantes vão usar um aplicativo móvel no smartphone para chamar um dos três veículos elétricos até o local onde estão, para serem levados a outro destino no campus sem precisar esperar muito.

Os veículos elétricos são pequenos o suficiente para rodar nas calçadas do campus sem atrapalhar o tráfego de pedestres e têm cabine protegida para enfrentar o inverno rigoroso da região.

Durante os últimos cinco meses, os veículos usaram os sensores LiDAR e câmeras para registrar o fluxo de pedestres entre diferentes pontos do campus. Muito mais preciso que o GPS, o sensor LiDAR é a tecnologia mais eficiente para a detecção e localização de objetos no ambiente. Por meio da emissão de pulsos curtos de laser, ele mostra a movimentação dos veículos, pedestres e objetos em um mapa.

Com esses dados, os pesquisadores podem estudar o padrão geral de tráfego de pedestres no campus e antecipar os locais com maior necessidade de transporte em cada momento. Outros fatores que afetam o movimento de pedestres, como condições do tempo, horários de aula e hábitos dos estudantes e professores em diferentes semestres, também são levados em conta no estudo.

A pesquisa faz parte dos mais de 30 projetos desenvolvidos pela Ford em parceria com universidades dos EUA, Alemanha e China, dentro do plano Ford Smart Mobility, para buscar novas soluções de mobilidade. O objetivo da empresa é ser líder em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados.

FORD BRASIL 

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY

A Ford Motor Company é uma empresa global automotiva e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Com cerca de 201.000 empregados e 67 fábricas no mundo, tem como principais atividades o projeto, manufatura, marketing, financiamento e serviços da linha completa de carros, caminhões, SUVs e veículos elétricos da Ford, assim como dos veículos de luxo da Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes por meio do Ford Smart Mobility, plano da empresa para ser líder em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados. A companhia fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre a Ford, seus produtos globais ou a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com. 

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password