Edital do Sacatar com a Funceb levará baianos ao Acre e a Goiás

Começam as inscrições para a “Residência Artística: Olhares Brasileiros”, voltada para agentes de cultura de artes visuais

Estão abertas as inscrições para o Edital do Instituto Sacatar Residência Artística: Olhares Brasileiros, realizado em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Este edital é voltado a artistas baianos e terá duas edições, que acontecerão simultaneamente nas cidades de Rio Branco (Acre) e Goiânia (Goiás), no período de 19 de setembro a 14 de novembro de 2016. As inscrições para as duas vagas seguem até 3 de setembro. Informações sobre o edital e a ficha de inscrição estão disponibilizadas no site da Funceb (http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/).

O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento da criação artística e da difusão das produções de artes visuais de artistas baianos ou residentes na Bahia. A partir do momento que o artista tem a oportunidade de participar do programa de residência do Sacatar, ele é inserido em um ambiente adequado para o trabalho artístico, por estar voltado única e exclusivamente para a criação e produção.

Além disso, por quase dois meses, o contato com artistas de diversas linguagens, oriundos de outros estados do Brasil e de países estrangeiros, deve promover o intercâmbio de ideias, técnicas e contatos, podendo repercutir em futuros projetos realizados por esses agentes.

Parceria com o Sacatar

O Instituto Sacatar, fundação sem fins lucrativos, dirige um programa internacional de residência para artistas na sua sede na Ilha de Itaparica, que fica na Baía de Todos-os-Santos,  na região metropolitana de Salvador, Bahia.

Em 2013 o Instituto Sacatar procurou a Funceb a fim de viabilizar parceria destinada à indicação de artistas locais para participarem de residências artísticas oferecidas pelo Instituto, buscando ampliar a presença de artistas baianos em seus programas. Nos anos de 2014 e 2015 a Funceb realizou parceria com o Instituto Sacatar para selecionar artistas da palavra/literatura. Este ano, além de desenvolver o Edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar 2016, o Sacatar realiza seleção, mediante edital promovido pela Funceb, de artistas baianos para participar do projeto de artes visuais.

O projeto Residência Artística: Olhares Brasileiros é uma iniciativa do Instituto Sacatar, realizado em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) – entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). A avaliação do projeto será realizada conjuntamente por representantes do Sacatar e da Coordenação de Artes Visuais/Dirart da Funceb.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password