Terapias complementares ajudam no tratamento oncológico e promovem qualidade de vida e autoestima dos pacientes

NOB promove workshop sobre terapias complementares, no próximo dia 26 de julho

Meditação, pilates, musicoterapia, ioga, cultivo de hortas caseiras, orquideoterapia, teatroterapia são algumas das praticas cada vez mais adotadas por pacientes oncológicos em busca de bem estar e qualidade de vida.  Essas atividades, consideradas terapias complementares, ajudam a lidar com a doença e a reduzir os efeitos colaterais do tratamento. Controle do estresse e da ansiedade, combate à depressão, resgate da autoestima, ganho de força muscular, estabilidade emocional, melhora do sono e do sistema imunológico são alguns dos benefícios trazidos pelas diversas terapias complementares. 

Saúde é um estado de completo bemestar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença. A definição adotada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) vem sendo seguida por centros médicos de referência no país, que buscam um conceito mais ampliado de cura ao indicar e promover as terapias complementares como aliadas dos tratamentos convencionais. Para falar sobre os benefícios de praticas como a meditação, o pilates e a ioga, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) promove o 4º Workshop de Terapias Complementares, no próximo dia 26 de julho, às 14h30, na sua sede em Ondina. O evento é realizado em parceria com o estúdio de pilates e reabilitação Núcleo do Movimento. O workshop, dirigido a pacientes oncológicos, é gratuito, mediante inscrição prévia e dentro do limite das vagas.  Informações e inscrições: comunicacao@nob-ba.com.br / (71) 4009-7059

Estudos no mundo inteiro já apontam os benefícios à saúde produzidos por atividades como ioga, meditação e musicoterapia.  A música ajuda no controle da dor aguda e crônica e melhora o humor, a meditação controla a ansiedade e melhora a qualidade do sono e a ioga promove o relaxamento, reduz os níveis de cortisol (hormônios do estresse) e o cansaço e aumenta a capacidade de realizar suas tarefas diárias, dentre muitos outros benefícios.

“Essas praticas fortalecem o emocional e ajudam o paciente a aderir ao tratamento médico com uma perspectiva mais otimista e com mais tranquilidade. Eles ficam motivados e recuperam sua autoestima diante da doença. Essa postura de não se entregar faz toda diferença no resultado do tratamento. No caso do paciente que já superou a doença, são atividades que vão promover um estilo de vida mais saudável”, avalia a oncologista Maria Lúcia Martins Batista, da equipe do NOB.

De acordo com a médica, é importante tratar o paciente de forma integral, corpo e mente. As terapias complementares não substituem o tratamento médico convencional, mas, como o próprio nome diz, complementam o tratamento, reduzindo seus efeitos colaterais e propiciando vários benefícios na qualidade de vida, comportamento e autoestima do paciente.

Segundo a fisioterapeuta e educadora Physio Pilates, Helena Mathias, “os exercícios físicos são aliados na recuperação do paciente oncológico, pois melhoram sua capacidade respiratória, estimulam o sistema circulatório, aliviam dores musculares e promovem a imunidade e até o humor, já que liberam serotonina e endorfina, os hormônios do bem estar, combatendo a depressão também.” “Muitos pacientes oncológicos sofrem com fraqueza muscular e sensação de fadiga, a pratica do pilates recupera a força muscular e pode ser adaptada às necessidades e limitações de cada paciente”, acrescenta Helena Mathias.

O paciente com câncer pode sofrer alterações físicas, sociais e emocionais, além de incertezas de como será a vida pessoal e profissional a partir do momento da confirmação do diagnóstico, da descoberta de metástases ou da reincidência da doença.

“A atividade física pode e deve ser praticada a depender das condições do paciente, mas é essencial que haja orientação e acompanhamento do oncologista antes do início de qualquer atividade”,  explica a médica Maria Lúcia Martins Batista. 

Sobre o NOB 

O NOB integra o grupo Oncoclínicas, que reúne 34 unidades de referência no tratamento oncológico no país. Fundado em 1992, o Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB) tem sua sede na Avenida Ademar de Barros, 123, no bairro de Ondina, em Salvador, e conta também com unidades em Lauro de Freitas e no Hospital da Bahia, tendo como missão o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Para isso, conta com um corpo clínico formado por diversos especialistas, dentre oncologistas, hematologistas, reumatologistas, algologistas (tratamento da dor), nutricionistas e psicólogos que atuam juntos de forma multidisciplinar, com foco no atendimento humanizado e individualizado para garantir o melhor para o paciente. Sua equipe é altamente qualificada e comprometida com o aprimoramento contínuo.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password