Setenta alabês marcam abertura do Congresso da UFBA no TCA

Percussionistas evidenciam a importância da cultura negra também na Universidade

Uma apresentação especial de 70 alabês [percussionistas ligados a rituais de matrizes africanas], coordenados pelo músico e professor Jorge Sacramento, dará início, às 17 horas desta quinta-feira, dia 14 de julho, à programação de abertura do Congresso da UFBA, um dos maiores eventos já realizados na história da Universidade para refletir sobre a instituição. A apresentação dos percussionistas, que ocorrerá na área externa do Teatro Castro Alves, será seguida, às 18 horas, no próprio TCA, da palestra da filósofa e professora da USP Marilena Chauí, intitulada “Contra a Universidade Operacional e a Servidão Voluntária”.

A participação dos alabês na solenidade de abertura do evento tem o objetivo de “enfatizar a importância da cultura afro da Bahia, que está em todos os lugares e também dentro da Universidade”, justifica o professor e percussionista Jorge Sacramento, da Escola de Música da UFBA, que organizou a apresentação ao lado dos também percussionistas Iuri Passos e Mario Pam. Para formar os 70 alabês, representando os 70 anos comemorados pela UFBA, foram convocados percussionistas de dois importantes terreiros de cadomblé de Salvador: o Terreiro do Gantois (Federação) e o Terreiro Ilê Axé Jitolu (Liberdade).

Congresso da UFBA

Com aproximadamente 2,2 mil propostas de apresentações de trabalhos, mesas, fóruns, intervenções artísticas e práticas integrativas de saúde e milhares de participantes inscritos, o Congresso da UFBA será um dos maiores eventos já realizados na história da Universidade para refletir sobre a instituição. “É a ampla discussão que faz a vida universitária florescer. O congresso é uma oportunidade única de a universidade buscar se conhecer e se reinventar, celebrando a alegria de ser UFBA”, sintetiza o reitor João Carlos Salles.

Principal realização da Universidade no aniversário de 70 anos de sua fundação, o Congresso vai propiciar, entre 14 e 17 de julho, uma ampla discussão acerca da vida universitária na principal instituição de ensino superior da Bahia. O objetivo fundamental do evento é “fazer a UFBA olhar para si mesma”. Isso acontecerá de duas maneiras: através de debates sobre os desafios enfrentados por quem vive o dia a dia da instituição e por meio da circulação do conhecimento produzido pela UFBA nas mais diversas áreas do conhecimento, estimulando a integração da comunidade universitária.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password