“O JOVEM PRÍNCIPE” (BA), DE DUCCA RIOS, É MELHOR ANIMAÇÃO EM SC

  • “O JOVEM PRÍNCIPE” (BA), DE DUCCA RIOS, É MELHOR ANIMAÇÃO EM SC
  • “O JOVEM PRÍNCIPE” (BA), DE DUCCA RIOS, É MELHOR ANIMAÇÃO EM SC
  • “O JOVEM PRÍNCIPE” (BA), DE DUCCA RIOS, É MELHOR ANIMAÇÃO EM SC

Filme da Origem Produtora de Conteúdo conquistou o júri adulto da 15ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, com história de amizade e de respeito a escolhas pessoais

O jovem príncipe, de Ducca Rios, ficou com o prêmio de Melhor Animação, pelo júri adulto da 15ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O filme foi levado a este, que é um dos dois mais importantes eventos do segmento, do Brasil, ao lado do FICI (Festival Internacional de Cinema Infantil), pela Origem Produtora de Conteúdo, empresa legitimamente baiana, que vem investindo no setor de animação. No festival, a Origem competiu com três filmes.

Os jurados escolheram O jovem príncipe como Melhor Animação principalmente pelo roteiro e eficiência na comunicação com as crianças sobre uma história de amizade e de respeito a escolhas pessoais. O encerramento do festival aconteceu neste domingo, 10 de julho, no Teatro Pedro Ivo. Os filmes escolhidos pelos júris oficial adulto, infantil e júri popular foram conhecidos no final da tarde e logo após o anúncio foram exibidos os melhores curtas.

Em Fábulas de Bulccan (série de TV com 13 episódios de 3’ – em fase de pré-produção), o episódio O jovem príncipe mostra um nobre que pede ao rei que lhe dê um pônei e o rei o imagina como guerreiro de sua cavalaria. Eles vão ao bosque encantado e vários pôneis e criaturas encantadas se apresentam ao garoto, porém ele não gosta de nenhum. No fim, opta por um pônei cinza e magro, mostrando que a amizade e o carinho não são baseados na aparência. O rei se surpreende, mas logo depois sorri.

Fábulas de Bulccan foca um reino muito, muito distante, onde um conjunto de histórias, provavelmente escritas por algum velho feiticeiro, foram reunidas em um livro encantado que leva a um mundo mágico onde castelos, reis, rainhas, príncipes e princesas convivem com unicórnios, cavalos alados e dragões. Link do trailer: https://drive.google.com/open?id=0BwSo5k6EOserVjNMTlgzT3FRdU0 .

Comemoração baiana

“Estamos muito felizes com esse resultado, num dos festivais mais importantes eventos do Brasil e que vem numa hora muito boa, pois iniciaremos a produção da série Fábulas de Bulccan ainda em julho, devendo estar pronta até dezembro”, comemorou Ducca Rios, diretor do filme vencedor e Diretor Criativo da Origem, fundador da produtora baiana, ao lado de Maria Luiza Barros.

Maria Luiza Barros, Diretora de Planejamento da produtora, considera que “mais do que reconhecimento pela qualidade da animação, o prêmio é uma grande motivação para dar continuidade a esse trabalho e produzir a série. É uma grande honra ter um prêmio da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que a curadora Luiza Lins transformou num dos festivais mais respeitados do país”.

Luiza Lins encerrou a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que teve público superior a 10 mil pessoas, em dez dias de programação, destacando a importância de políticas culturais como estímulo e circulação da arte brasileira. Ela telefonou para Ducca e Luiza, na manhã desta segunda-feira, 11 de julho, parabenizando pela premiação.

Outros vencedores

O jurado adulto também escolheu como Melhor Ficção o curta , de Leandro Tadashi (SP) e concedeu o Prêmio de Melhor Documentário para Meninos e Reis, de Gabriela Romeu (SP), pela expressividade de filmes do gênero nesta edição da Mostra. foi escolhido pelo tratamento sensível da relação afetiva de um menino com a sua avó. A professora de cinema Marta Corrêa Machado, a produtora Lícia Brancher e o diretor Lucas de Barros formaram o júri adulto.

Pela primeira vez, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis montou um júri com o público infantil. O júri oficial mirim elegeu como melhor a animação Virando gente, de Analúcia Godoi, de São Paulo. No curta-metragem um bebê fala da sua percepção do mundo ao nascer. Com idades de 10 a 12 anos, o júri foi formado por Fabiana Alfen, Marina Koehler, Guilherme de Souza, Helena Dutra e Davi Lopes.

No curta No fim da trama (SC), o eleito pelo júri popular, um garoto de 10 dez anos tem um desafio a superar. A Associação Brasileira de Cinema de Animação concedeu Menção Honrosa para o curta Fora da caixa, de Edemar Miqueta (SC).

Participação da Origem

A Origem Produtora de Conteúdo, cuja história conta com prêmios diversos e produções que vêm chamando a atenção do mercado, tendo filmes exibidos no estúdio Dream Works, em Los Angeles, representou o estado com três curtas metragens animados, dirigidos por Ducca Rios.

Os filmes são todos pilotos de séries completas de animação, que foram desenvolvidas no núcleo criativo Anima Bahia, contemplado de forma pioneira no Brasil pelo PRODAV 03/2013 (Programa da Ancine que premia o desenvolvimento de carteiras de projetos de filmes e séries televisivas e para web).

Na programação aberta no sábado passado, 2 de julho, a Origem apresentou na “Sessão Escola” da “Mostra Competitiva do Cinema do Centro Integrado de Cultura”, os filmes Tori a detetive (episódio O sumiço da comida),  Fábulas de Bulccan(episódio O jovem príncipe) e Turma da Harmonia (episódio O Contrabaixo).

Sobre a Origem Produtora de Conteúdo

Origem é uma produtora de conteúdo localizada em Salvador, Bahia, Brasil. Foi fundada por Ducca Rios e Maria Luiza Barros em 1995 e o seu foco de atuação está no audiovisual, sobretudo animação infantil e infanto-juvenil, e nos desdobramentos dos projetos desenvolvidos para outras mídias, sendo uma das empresas brasileiras mais criativas e promissoras no segmento atualmente. Além disso, a Origem faz parte da mais importante associação de produtoras de televisão independentes do Brasil, a ABPITV, da mais importante associação de realizadores e produtoras de audiovisual da Bahia, a APC Bahia, e da Associação Brasileira de cinema de Animação – ABCA, entidade civil que reúne a maior parte dos artistas e produtores de animação do país. A empresa se destaca no cenário do nordeste pelo pioneirismo em diversas produções e atividades, como, por exemplo, o fato de ser uma das poucas empresas brasileiras a ter sido contemplada com recursos para o estabelecimento de um núcleo criativo focado exclusivamente em séries de animação. 

CONTATOS:

Ducca Rios (Diretor Artístico da Origem Produtora de Conteúdo) – 71 98126-2973
Maria Luiza Barros (Diretora de Planejamento da Origem Produtora de Conteúdo)71 98126-2971 * 71 3263-0232  www.origemprodutora.com/

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password