Crianças sob a ótica da pesquisa e da extensão são destaque no Congresso da UFBA

O Congresso da UFBA, entre os dias 14 e 17 de julho, vai incluir uma série de iniciativas voltadas às crianças e à infância, entre elas a mesa temática “O ser brincante e a constituição das culturas das infâncias: trajetórias entrelaçadas na formação, pesquisa e extensão”, com a participação das professoras Leila Souza, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),Cilene Canda, da Faculdade de Educação (Faced/UFBA), e a estudante Rosselinni Muniz.

Estarão no foco da mesa, que será apresentada no domingo, 17, às 8 horas, no Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa (antigo PAF I) – Campus de Ondina, trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos por docentes e estudantes que integram os projetos Canto do Conto, do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (Cult/IHAC), e Balaio de Sensibilidades, do grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ludicidade (Gepel/Faced).

Outra mesa relacionada ao tema, programada para o domingo, 17, às 14 horas, também no antigo PAF I, é “Crianças e infâncias: o que a Universidade Federal da Bahia tem a ver com isso?”, composta pelas professoras Juliana Santana, Adriana Ferriz e Vânia Bustamante, do Instituto de Psicologia da UFBA. Seu propósito é discutir o papel da universidade na construção de conhecimento, produção de novas tecnologias de cuidado e atenção a essa faixa etária e, ao mesmo tempo, enquanto ambiente de convivência e fortalecimento comunitário para crianças e famílias da comunidade de Salvador.

Serão abordadas as experiências dos três projetos de extensão desenvolvidos pelo Instituto de Psicologia nesse segmento. Primeiro, “Brincando em Família”, espaço psicoterapêutico livremente frequentado por crianças e suas famílias em uma biblioteca pública de Salvador, cujo foco é a promoção da saúde mental, o desenvolvimento infantil e a prevenção de doenças.

O segundo projeto é “Crianças na UFBA” – que visa a fortalecer a ocupação do espaço universitário pelas crianças da comunidade acadêmica e da cidade, promovendo brincadeiras que buscam “desinstitucionalizar”o tempo livre das crianças, estimular a infância livre do consumo e a vivência da solidariedade.

Por fim, será relatado também o projeto de extensão “Infância em Cena”, que promove a exibição e a discussão de filmes que abordam a infância e as crianças sob diferentes perspectivas teóricas. Dentro da temática da infância vale destacar ainda a apresentação dos resultados parciais da tese de doutorado de Leila Souza, “Potes cheios de história: uma dinâmica interativa de oralidade para afirmação das identidades e das culturas da infância de crianças assentadas”, na sexta, 15, às 10h45, no Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (antigo PAF III) – campus de Ondina. O estudo, desenvolvido no âmbito do programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade,envolve o processo de formação de uma biblioteca oral a partir de potes de barro nos quais os participantes depositam objetos significativos que desencadeiam suas narrativas em contextos pedagógicos.

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