Livro discute importância da leitura

O autor Luiz Percival Leme Britto também discorre sobre como utilizar as bibliotecas e formar leitores desde cedo

Textos que dissertam sobre a importância da leitura, formação de leitores, como promover melhor a utilização das bibliotecas, entre outros temas que dizem respeito ao universo da escrita estão reunidos no livro No lugar da leitura – biblioteca e formação, de Luiz Percival Leme Britto.

Os quatro artigos contidos na obra são resultados de palestras e fóruns de discussão que Percival apresentou sobre o tema no Brasil e na Colômbia.

Professor da Universidade Federal do Oeste do Pará, o autor é coordenador do Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Escola (Lelit) e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Percival também é membro do Movimento por um Brasil Literário e votante do prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Na obra em questão, o professor reflete, para além de suas concepções de leitura e formação, a aprendizagem que teve pela convivência com pessoas comprometidas com a defesa e a promoção do direito de ler.

“Em mais de uma ocasião, quando intervinha em algum seminário, às vezes contundentemente, contra o que me parece ser uma banalização do debate, tive nelas uma interlocução capaz de fazer-me ver a atualidade e a necessidade da biblioteca como possibilidade objetiva de produção e disseminação da cultura e do conhecimento, de formação intelectual e política, de experimentação estética e afirmação subjetiva”, escreve no prefácio.

Para o autor, valorizar a necessidade da oferta pública e ampla de livros é imprescindível para o reconhecimento de que a alfabetização de qualidade é condição de inserção na sociedade atual e que saber e poder interagir com desenvoltura por meio da escrita qualifica a pessoa profissional e politicamente. O livro está disponível na íntegra on-line.

Detalhes:
No lugar da leitura – biblioteca e formação
Autor: Luiz Percival Leme Britto
Edições Brasil Literário, 2015

Fonte: Carta Capital

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password