Games no Brasil: setor cresce e vira pauta para curso em Salvador

O setor de games é um dos ramos do entretenimento que mais cresce no mundo. Com vendas duas vezes maiores do que a indústria fonográfica e taxa de crescimento de 7,2% ao ano, o setor faturou em 2010 o total de 43 bilhões de dólares, chegando a 57 bilhões em 2012. Em 2015 foram cerca de 81 bilhões de dólares. Desse total, 3 bilhões de dólares é a receita arrecadada no Brasil neste mercado, sendo a maior fração de consumo de produtos importados. Por conta disso, a Escola de Negócios Cultura e Mercado, sediada em São Paulo – e que é referência nacional no assunto, em uma parceria com a Benditas Projetos Criativos, de Salvador, traz para a capital baiana o curso Games no Brasil, que busca traçar um panorama do mercado de games, indicar possibilidades de financiamento ainda pouco utilizadas, além de questões legais – contratuais e direitos autorais. O curso vai ser realizado nos dias 29 e 30 de julho, no Teatro do SESI, no Rio Vermelho e dará continuidade a um programa anual de cursos de economia criativa projetado pela Escola.

Para ministrar o curso, virão a Salvador dois grandes nomes do mercado nacional no setor: Um deles é Felipe Gabriades, advogado do escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, atuante na área de Incentivo Fiscal à Cultura. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. O outro ministrante será Gilberto Toscano, formado em Direito pela Universidade de São Paulo e com pós-graduação em Direito do Entretenimento pela Escola Superior de Direito da OAB, palestrante e mediador em eventos como Rio Content Market, NYC Kidscreen, ABTA, Fórum Brasil TV e Filmcup. Toscano é ainda Gerente da equipe audiovisual no escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados em São Paulo e, anteriormente, business e legal affairs da O2 Filmes. Vale lembrar que na capital baiana, os cursos irão até novembro deste ano e contam com apoio da APC Bahia, Bamp Creative Group, CBN Salvador, IBahia, Laboratório Audiovisual, Nosso Canto Quitutes Artesanais, Pipa Comunicação e Teatro SESI.

Organizadores

O Cultura e Mercado é um centro de estudos voltado para os mercados de cultura, entretenimento e economia criativa, com sede em São Paulo. Atua desde 2010, com a missão de desenvolver e profissionalizar esses setores no Brasil, contando com uma rede de professores especialistas, de todo o país. Em Salvador, a realização dos cursos se dá através de uma parceria com a Benditas Projetos Criativos, que é uma empresa voltada à criação, desenvolvimento e produção de projetos e conteúdos que promovam conexões e conhecimentos inovadores e multidisciplinares. Fundada em 2013, a Benditas vem ganhando destaque no campo da Economia Criativa, especialmente nas ações de formação voltadas para este setor e na produção audiovisual.

Próximos Cursos

Ainda nesse segundo semestre, nos dias 29 de setembro a 01 de outubro o curso que vai desembarcar por aqui será o de Técnicas de Pitching. O conteúdo desse curso englobará as Técnicas de Pitching e os 8 passos para um pitching poderoso. Além dosOs 10 componentes chaves para um projeto comercial, Loglines; Empatia; Herói, Cases de sucesso e Exercícios individuais para montar o seu próprio pitching. O curso será ministrado pelo especialista Ivan Texeira, formado em economia, e que depois de trabalhar por um tempo no mercado financeiro, decidiu mudar de área e correr atrás de uma carreira na indústria cinematográfica. Estudou na UCLA, em Los Angeles, onde se formou diretor de produção e produtor executivo em longas-metragens. Produziu várias aclamadas produções brasileiras como: “Tainá 2”; “Desmundo” e “Lisbela e o Prisioneiro”. Trabalhou como diretor de produção e Line Producer de vários filmes produzidos pelo departamento internacional da O2 filmes, como o longa-metragem “Journey to the End of the Night” com Brendan Fraser, Mos Def, Scott Glenn e Alice Braga, “Movimento Brasil”, um documentário para a Brahma, “Pure Spirit of Brasil” por Sagatiba/Saatchi&Saatchi, em Londres e filmes comerciais como a campanha “Jump” da Nike, dirigida por Fernando Meirelles e Filmada na China; Land Rover. Ivan foi o diretor de produção do filme “Cegueira” (“Blindness”) dirigido por Fernando Meirelles. Recentemente foi Line Producer no Rio de Janeiro, do longa dirigido e estrelado por Silvester Stallone, “Os Mercenarios”.

Serviços:

Cursos na área de Gestão Cultural e Economia Criativa

29 e 30/07/2016 – Games no BrasilFelipe Gabriades e Gilberto Toscano

Horários: Sexta e Sábado das 9h às 17h

Local: TEATRO do SESI – R. Borges dos Reis, n. 09 – Rio Vermelho, Salvador – BA 

29/09 a 01/10 – Técnicas de Pitching – Ivan Texeira

Horários: Quinta e Sexta das 19 às 22h e Sábado das 09 às 12h e 14h às 17h

Local: TEATRO do SESI – R. Borges dos Reis, n. 09 – Rio Vermelho, Salvador – BA 

Valor: R$ 351,00 (parcelado em até 3 vezes no cartão. Descontos para inscrições antecipadas).

Inscrições: www.culturaemercado.com.br/cursos

Realização: Escola de Negócios Cultura e Mercado, Benditas Projetos Criativos e SEBRAE

Apoio: APC Bahia, Bamp Creative Group, CBN Salvador, IBahia, Laboratório Audiovisual, Nosso Canto Quitutes Artesanais, Pipa Comunicação e Teatro SESI

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password