ONG estimula cadastro de medula óssea na Bahia

A organização não governamental (ONG) Enaultinho Rocha, com sede na cidade de Itabuna, na Região Sul da Bahia, organiza e promove campanhas, palestras e mobiliza pessoas para o cadastro de medula óssea no REDOME, sempre com intuito de ajudar a encontrar um doador compatível para quem está na fila por um transplante.

Idealizada pelo técnico laboratorial Enault Freitas da Rocha Filho, a ONG começou a ser formada em maio de 2014 quando foi organizada uma campanha em parceria com a Fundação Hemoba em Itabuna, onde em apenas três dias foram recolhidos 2.340 cadastros de potenciais doadores de medula óssea. A ação tinha a finalidade de achar um doador para o jovem, Enault Figueiredo da Rocha (filho do Sr. Enault) que precisava fazer com urgência um transplante de medula óssea, em julho do mesmo ano o jovem veio a falecer por não ter encontrado um doador compatível, começando naquele momento a luta para ajudar outras famílias. A ONG ER foi legalmente constituída e registrada em setembro de 2015.

“Daí, cruzar os braços? Não consegui salvar meu próprio filho, e os que não sabem como lutar? Não conhecem nada sobre as dificuldades e tramitação da questão. A minha dor permanece, transformar isto em um ato de amor foi a chance que encontrei para ajudar a outros pais a não passar pelas mesmas dificuldades que passei. Então, criamos uma ONG, para ajudar outras pessoas pelo mundo” garantiu o Sr. Enault.

Entre as ações da organização, destacam-se um ciclo de educação continuada com membros e profissionais envolvidos na questão da saúde, com a ideia de fazer com que todos os voluntários saibam como captar possíveis doadores de medula óssea. Palestras com hematologistas, advogados e transplantados fazem parte da organização.

Tocha Olímpica

O trabalho de ajuda e conscientização da ONG ganhou projeção nacional nas ruas de Itabuna com a passagem da Tocha Olímpica, quando o Sr. Enault foi convidado para conduzir o símbolo pelas ruas da cidade. “Fui escrito sem saber pela voluntária Elizabete Santos, só fui descobrir por e-mail. Fui escolhido entre mais de 16 mil histórias, e, fomos classificados como um trabalho de excelência à comunidade com nota 10 em todas as análises da comitiva”.

Para conhecer, ajudar e compartilhar as ações do grupo a ONG disponibiliza algumas páginas no facebook: Enault Freitas Filho, ONG Enaultinho Rocha e Vitoriosos da Medula (Vitória da Conquista).

Ascom Hemoba

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password