Oratório encerra roteiro com duas apresentações no Dia de Santo Antônio

O Oratório de Santo Antônio, projeto idealizado pelo maestro Keiler Rego, encerra suas apresentações nesta segunda-feira (13/06), data dedicada a Santo Antônio. Nesse dia, o grupo apresentará dois espetáculos: na Igreja de São Francisco (Pelourinho), às 15 horas, e no Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira (Centro Histórico), às 18h30. Com isso, o grupo completa a agenda iniciada no dia 1º de junho, no Palacete das Artes, e que seguiu pelos dias da Trezena de Santo Antonio, visitando diferentes espaços de Salvador, entre igrejas, museus e instituições culturais. As apresentações são gratuitas.

Projeto contemplado no edital Arte em Toda – Ano III, da Fundação Gregório de Mattos/ Prefeitura de Salvador.- o Oratório éformado por 60 vozes, reunindo pessoas com e sem experiência de canto coral, mas quase sempre unidas pela devoção a Santo Antônio, um dos santos mais queridos dos baianos, protagonista de uma festa com clima religioso e popular.”O que fazemos é celebrar a nossa história e a dos nossos antepassados, permeado por um clima de fraternidade e comunhão entre pessoas da comunidade”, define o maestro Keiler Rego.

Participações especiais

Para montar o repertório do Oratório de Santo Antonio, o maestro Keiler Rego fez uma pesquisa em torno das canções mais tradicionais e populares dedicadas ao santo, sendo algumas de domínio público, como “Glorioso”, “Divina Luz”, “Ladainha” e “Salve, Oh Antônio”. Há ainda duas músicas de autoria do próprio maestro (“Oração do Fiel” e “Milagroso é”, esta última em parceria com Zezão Castro) e outra de Jota Veloso (“Que Seria de Mim”).

O trabalho do grupo resultou na gravação de um CD comemorativo, lançado agora, composto de 13 faixas, e para o qual foram convidados artistas populares da Bahia. Assim, o cantor Saulo dá vida a “Responso”, Juliana Ribeiro canta “Incenso”, Tonho Matéria participa de “Oração do Fiel”, enquanto Márcia Short faz participação especial na antológica “Oração de São Francisco”. Finalmente, Jota Veloso foi convidado para cantar a canção de sua autoria “Que Seria de Mim”. O CD conta ainda com a participação dos solistas Jorge Marques, Juliana Bastos, Cinthya Varandas e Lola Caetano.

Santo Antônio

Nascido em Lisboa, Portugal, no ano de 1195, Fernando de Bulhões veio se nomear Antônio ao tornar-se membro da Ordem de Santo Agostinho e ser ordenado sacerdote, o que aconteceu aos 25 anos de idade. Em 1220, entrou para a ordem dos franciscanos e partiu para o Marrocos. Contudo, mal chegou ao país, ficou doente e teve que retornar à Europa.

Alguns anos mais tarde, viajou para a Itália a fim de conhecer Francisco de Assis. Depois do encontro, foi designado para lecionar Teologia aos frades de Bolonha e, com apenas 26 anos de idade, foi eleito provincial dos franciscanos do norte italiano. Aceitou o cargo, mas nele não permaneceu, pois sua vontade era pregar pelas vilas e cidades, atendendo aos necessitados. Assim percorreu várias regiões da Itália e do sul da França.

Antônio morreu em 13 de junho de 1231, nos arredores de Pádua, na Itália, com apenas 36 anos de idade. Foi sepultado numa basílica que se tornou lugar de peregrinação e canonizado no ano seguinte pelo papa Gregório IX.

Padroeiro de Pádua, Santo Antônio é venerado por ajudar a arranjar casamentos e encontrar coisas perdidas. Mas na vida real era um homem forte e destemido, implacável contra os opressores dos fracos e contra o clero que não vivia de acordo com as regras canônicas da época. Destacou-se, além disso, como grande erudito em assuntos bíblicos, o que fez com que a Igreja Católica o incluísse entre seus doutores. Na arte, ele é representado como um jovem cândido, com o hábito franciscano, segurando um lírio e carregando o menino Jesus (um dos milagres que teriam ocorrido com Antônio).

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password