Crianças autografam livro sobre a Baía de Todos os Santos

Iniciativa da Bahia Marina celebra o mês do Meio Ambiente

Das mãos talentosas de crianças da Comunidade Solar do Unhão saíram as ilustrações da Cartilha “História Ambiental da Baía de Todos os Santos” que será lançada no próximo dia 17 de junho (sexta-feira) pela Bahia Marina, em celebração ao mês do Meio Ambiente. O lançamento terá a presença dos autores dos desenhos para autografar e presentear os exemplares ao público e dos responsáveis técnicos do Programa de Educação Ambiental   e Comunicação Social da Bahia Marina, idealizadores do material. O evento acontece às 14h, em um estande montado na Marina.

A Cartilha apresenta em formato pedagógico, uma viagem pelas quatro eras geológicas da Baía de Todos os Santos, começando pela criação do universo e seus ecossistemas, seguindo para a evolução da espécie humana, passando pela degradação ambiental, a crise atual e finalizando com as relações sustentáveis que podem mudar o cenário do mundo.

Além do conteúdo didático e orientações para o professor aplicar em sala de aula, o leitor será convidado a viajar pela Baía, através de perguntas e respostas, exercícios, dicas ambientais, curiosidades e a percorrer uma jornada por este rico ecossistema marinho.

“Aprendi muitas coisas sobre a Baía de Todos os Santos e a era três foi a que mais me marcou, pois mostrou sobre a evolução dos primatas que desceram das árvores e usaram as mãos como ajuda na evolução”, explicou Enzo Ricardo Santos, de 13 anos.

Segundo Roseane Palavizini, Drª. em Engenheira Ambiental e responsável técnica do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Bahia Marina, o primeiro objetivo da Cartilha foi desenvolver com as crianças o amor pela Baía de Todos os Santos e o compromisso com a sua preservação. “O resultado desse trabalho foi um material educativo, interativo, que pode auxiliar professores, estudantes e leitores na compreensão da realidade atual, a partir de uma reflexão histórica, crítica, com vistas à formação de cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com uma sociedade mais sustentável”, reflete Palavizini.

Tintas e pincéis

“Para amar e preservar é preciso conhecer”. Com esta motivação, meninos e meninas aguçaram sua imaginação para aprender de um jeito inesquecível sobre a origem da Baía de Todos os Santos. E esses conhecimentos foram expressos em forma de arte e que hoje ilustram a Cartilha.

Os desenhos foram feitos à mão, com tintas e pincéis, e depois digitalizados para representar, na cartilha, as percepções desses jovens e sua relação com o mar, com a Baía e com o meio ambiente em que vivem.

De acordo com Leilane Loureiro, diretora da Bahia Marina, neste material está retratado o amor pela Baía de Todos os Santos e o compromisso com sua preservação, desenvolvido com as crianças ao longo do trabalho de educação ambiental que a Bahia Marina realiza.

A cartilha impressa será distribuída gratuitamente nas escolas municipais do entorno da Bahia Marina, para funcionários, moradores das comunidades locais, clientes do empreendimento e público visitante no dia do lançamento.

O Programa de Educação Ambiental da Bahia Marina é permanente. Através de palestras e oficinas para a comunidade do Solar do Unhão, funcionários e usuários do Empreendimento, o seu objetivo principal é a manutenção de uma boa qualidade ambiental na área de influência da marina.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password