Conhecimentos que valem uma vida!

Rede alpha Fitness promove curso de primeiros socorros para coordenadores, professores e estagiários

Nas ruas, em casa, na escola, no trabalho e até mesmo nas academias de ginásticas, em qualquer que seja o ambiente podemos nos deparar com situações em que a vida de alguém conhecido ou não esteja em nossas mãos. Mas, nesta hora, mais que a vontade de ajudar é preciso ter o conhecimento técnico adequado para cada situação pois, assim como um rápido e correto atendimento pode salvar a vida de uma pessoa, agir por impulso e sem a técnica necessária pode provocar danos irreversíveis à vítima. Com o objetivo de preparar seus profissionais para as situações de emergências que possam vir ocorrer dentro ou fora de suas unidades a Rede de Academias Alpha Fitness promove neste sábado, às 15h30, na unidade Patamares mais uma edição do seu curso de Formação Continuada em Primeiros Socorros.

Voltado para coordenadores, professores e estagiários o curso é ministrado pelo coordenador e educador dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia e Farmácia da Unime e socorrista, Jerfferson de Matos e acontece a cada três meses. Segundo Matos, em um ambiente de academia as situações de emergências mais comuns para os quais os profissionais devem estar preparados para prestar os primeiros atendimentos são: desmaios, convulsões, reanimação cardiopulmonar, traumatismo craniano e coluna vertebral, hemorragias, asfixias.

“As orientações que recebemos durante este treinamento nos preparam para agir de forma rápida e eficiente em casos de acidentes que possam ocorrer com os nossos alunos, a exemplos de fraturas, contusões, cortes, engasgos, quedas de pressão, ataques epiléticos, entre outros. Além de usar as técnicas aprendidas para atender os nossos alunos, estes conhecimentos valem também para nossa vida particular, podendo ser aplicados em situações que envolvam nossos familiares, amigos ou qualquer outra pessoa que esteja próxima a nós e necessite de socorro imediato”, diz Igor Castro, educador físico e coordenador geral da Rede Alpha Fitness.

De acordo com o professor Jefferson Matos manter a calma é o primeiro passo na hora de realizar um socorro. A partir daí deve-se então fazer o reconhecimento da situação de urgência e emergência e avaliar as prioridades e condutas a serem praticadas. Feito isso, o próximo passo é ligar para um dos números de emergência 190 (PM), 192 (Samu) ou 193 (Bombeiros) solicitando o atendimento, explica o professor. Ele alerta que caso a pessoa não esteja tecnicamente ou psicologicamente preparado para conduzir os primeiros socorros essa ordem deve ser invertida, devendo a pessoa primeiramente pedir ajuda ligando para os serviços de emergência e seguir as orientações dadas pelos atendentes.

Serviço:

O quê: Curso de Formação continuada em Primeiros Socorros para profissionais da Rede Alpha Fitness
Quando: dia 04 de junho, às 15h30

Onde: Academia Alpha Fitness – unidade Patamares, Avenida Otávio Mangabeira, 9075.

Jefferson de Matos

Mestrando em Formação Educacional, Interdisciplinaridade e Subjetividade (MT – fies) (2015); Especialista em Gestão Educacional pelas Faculdades Integradas Olga Mettig (2006), Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL (1996), e Socorrista (Primeiros Socorros). Atualmente é Coordenador do Curso e Educador do Curso de Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia e Farmácia da UNIME – SALVADOR, Educador da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Plataforma Freire. Consultor do Sistema Monitorado de Ensino (SME). Educador do Grupo Internacional de Capoeira Topázio. Palestrante em congressos e simpósios em Primeiros Socorros, Gestão e Administração de Atividades Físicas e Metodologia do ensino esportivo e de Lutas. Possui experiência e parcerias com a SALVAR (Corpo de Bombeiros da Bahia) e com a SALVAMAR (Grupamento de Salvamento Marítimo de Salvador) em Projetos Pedagógicos, de Extensão e Interdisciplinares e como Docente nas áreas das Ciências da Saúde.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password