Como descobrir qual profissão combina mais com você?

Coach fala sobre os benefícios do coaching para definir o perfil profissional

Sempre ouvimos dizer que as crianças são o futuro da Nação e isso, realmente, deve ser reforçado por meio da educação, seja ela orientada pelos pais, por cuidadores, pelas instituições de ensino, etc. Com o tempo, elas se transformam em jovens que começam a pensar sobre seus talentos e vocações, sendo fundamental o apoio na escolha pessoal pela definição da carreira.
O  processo de Coaching ajuda na busca por orientação vocacional e profissional, ajuda a fazer descobertas e a tomar decisões importantes.

De acordo com a coach Andreia Rego, “o Coaching possibilita ao jovem refletir sobre quais são seus talentos, qualidades pessoais, valores, pontos fortes, estimulando sua autodescoberta. À medida que começa a identificar suas características principais e estilo pessoal, passa a fazer mapeamento de profissões com as quais possa ter maior envolvimento”. Esse processo é importante, pois é nessa fase da vida que os jovens têm de decidir sobre sua profissão, graduação, viagens para estudar no exterior, entre outras.

O processo consiste em sessões nas quais o jovem pode montar seu próprio perfil, indicando suas áreas de interesse e as profissões correspondentes para pesquisa, leitura e informação. A eles é oferecido um programa com dinâmicas e ferramentas que auxiliam a alcançar mais facilmente as opções de áreas que apresentem maior probabilidade a seguir de acordo com seu perfil, levando em conta suas escolhas, expectativas e valores.

Os benefícios são muitos. Entre eles, o programa funciona para ajudar a superar dificuldades e dúvidas próprias do momento de escolha de uma profissão. Com isso, as chances de se tomar uma decisão consciente e acertada são maiores. “O mundo tem mudado rapidamente e as características esperadas pelas profissões também. Dessa forma, precisamos atentar para as necessidades dos nossos jovens, com carinho, onde só eles podem se afirmar em suas habilidades e aptidões, para construir uma carreira sólida e uma vida feliz”, conclui Andreia.

Serviço: Andreia Rego | Psicanalista e Coach de Desenvolvimento Humano

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password