Acbeu implanta projeto ‘Maker Movement’

Na primeira atividade o desafio dos participantes será o de construir armadilhas para o mosquito Aedes Aegypti

No período de 11 a 14 de abril a Acbeu realiza um programa inovador nas bibliotecas das unidades Magalhães Neto, Pituba e Vitória, com o objetivo de promover e incrementar novas ideias e incentivar a criatividade, mobilizando eenvolvendo alunos, funcionários, professores e também moradores das comunidades vizinhas. Nesses dias será desenvolvida a primeira atividade do projeto Maker Movement, que a Acbeu está abraçando como forma de promover o desenvolvimento de alternativas sustentáveis e de soluções para problemas diversos, a habilidade manual dos participantes e de expandir o vocabulário do idioma da Língua Inglesa através de atividades de vídeo e quiz interativos.

A primeira tarefa a ser apresentada para desafiar as habilidades dos participantes se chama Mosquito Buster e tem como objetivo promover a consciência ambiental relacionada aos problemas da área de saúde da comunidade, buscando ideias e soluções que ajudem no controle do Aedes Aegypti. Mosquito Buster será uma atividade monitorada para falar de saúde e ensinar a construir uma armadilha para o mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya. Após assistir a um vídeo sobre o mosquito e a transmissão dessas doenças os alunos serão desafiados a construir sua própria armadilha para prender o mosquito”, explica Denise Reis, bibliotecária chefe da Acbeu e uma das instrutoras do projeto.

O projeto Maker Movement foi iniciado na Acbeu, com treinamento interno para capacitar os gestores, desenvolvido por Daniela Lyra, especialista em Educação e Tecnologia, de Brasília.

Sobre o Movimento Maker

Como está descrito na Wikipédia este projeto é uma extensão da cultura do Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, Do-It-Yourself. Tem como base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. Este tipo de cultura foi responsável pela criação e evolução de indústrias visionárias e de ponta como a dos computadores pessoais e atualmente está tomando corpo no mundo todo. Foi num ambiente desse tipo, por exemplo, que famosos da tecnologia e da informática como Steve Jobs e Steve Wozniak apresentaram pela primeira vez o Apple I. Assim, os criadores do Maker Movement defendem que este pode ser apenas o início de mais uma revolução industrial de grandes proporções para nossa sociedade.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password