Cientista brasileira lançará livro com editora portuguesa

O livro trata da questão da soberania nacional para discutir assuntos que remetem a tecnologia espacial do ps

A socióloga e cientista social Ana Lucia Villas-Bôas lançará o livro PEB- Programa Espacial Brasileiro – Militares, Cientistas e a questão da soberania nacional pela Editora Chiado de Lisboa, capital portuguesa em abril deste ano. De acordo com a cientista, “o livro trata sobre o Programa Espacial Brasileiro e as discussões travadas acerca do desenvolvimento científico-tecnológico sustentado pelos Estados nacionais periféricos em busca da afirmação de suas soberanias, considerando-se o papel da ciência e da técnica no conhecimento, no controle, na ocupação, na defesa do território nacional e na projeção internacional do país”.

Neste trabalho, a socióloga aborda a questão da soberania nacional dos Estados em conjunto com a autonomia em ciência e tecnologia. “Como marco cronológico, nosso ponto de partida é o surgimento e a crescente importância das tecnologias espaciais no mundo, que ganharam especial visibilidade após a Segunda Guerra Mundial, com a explosão das duas bombas atômicas”. No Brasil, esse período estendido é conhecido como o momento da implantação de um moderno sistema de ciência e tecnologia – C&T, consolidado na criação do CNPq em 1951.

No Brasil, o desenvolvimento científico sempre esteve presente na pauta de discussões como um dos principais ativos estratégicos brasileiros de desenvolvimento.Portanto,ciência e tecnologia são compreendidas como variáveis estratégicas importantes e fundamentais em todos os níveis das relações interestatais..

“A questão científica e tecnológica, para ser compreendida em toda sua complexidade e extensão, deve ser analisada como parte de um cenário mundial de economia globalizada e em permanente reconstrução, no qual a dinâmica da ciência e a soberania nacional dos Estados encontram-se entrelaçadas e atuando em conjunto na ordenação geopolítica contemporânea”, aponta a cientista.

O objetivo do livro é analisar o Programa Espacial Brasileiro e verificar em que medida o Brasil, um país em desenvolvimento e inserido no processo de globalização econômica, tem a possibilidade de determinar soberanamente um projeto nacional de desenvolvimento sustentável, mediante sua capacitação tecnológica em áreas de ponta, como as tecnologias espaciais.

Serviço: 

Ana Lúcia Villas-Boas

Doutora em Ciências Sociais e trabalha com História da Ciência e da Tecnologia no Brasil

analuvb@gmail.com

(21) 2137-9788

(21) 9.8225-3958

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password