Rakuten testa drones para serviço de entrega

Rakuten

– A Rakuten, gigante japonesa do comércio eletrônico começará um serviço de snack-entrega usando drones em um campo de golfe em Chiba, Tóquio, a partir de maio. Os golfistas vão usar seus celulares para pedir refresco e outros artigos essenciais, tais como bolas de golfe, que serão entregues por drones de uma estação localizada perto do campo.

O projeto foi desenvolvimento pela empresa Autónoma Control Systems Laboratory (ACSL), da Universidade de Chiba, que receberá investimentos por meio de subscrição de um aumento de capital, cujo montante não foi revelado.

A Rakuten também planeja empregar os drones ACSL em outros campos de golfe, bem como para suas plataformas de e-commerce. O presidente da ACSL, Kenzo Nonami, disse à emissora pública NHK, que espera que o serviço marque o início de um boom de inovação. Neste mês, a Rakuten informou também o início dos testes do serviço de distribuição domiciliária usando drones junto com a empresa de transportes Yamato Transportes.

Durante os ensaios, os drones vão sobrevoar áreas desabitadas para estudar o impacto dos fatores ambientais sobre o vôo e também realizará ensaios de pacotes pick-ups dos centros logísticos, a fim de fazer um sistema de entrega de mercadorias funcional até 2020.

Para fazer este trabalho, no entanto, o governo japonês terá de promulgar uma nova lei para padronizar rotas, uma vez que a lei de aviação vigente no país proíbe drones voando sobre áreas residenciais habitadas sem permissão oficial, como também regulam os bens que são permitidos para este tipo de transporte.

Se tudo correr bem, a Rakuten espera levar o serviço de entrega por drones a outros campos de golfe e talvez até para outros mercados. “Porque não entregar uma garrafa de água por drone no meio de uma regata? Em breve poderemos usar drones para entregar vários itens para as portas das casas das pessoas, ou mesmo em suas varandas”, finaliza Hiroshi Mikitani, CEO da Rakuten.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password