Morre atriz Tereza Rachel, a rainha Valentine de ‘Que Rei Sou Eu?’, aos 82 anos

Tereza Rachel

Tereza Rachel morreu no último sábado (2), aos 82 anos, mas a notícia só foi divulgada nesta segunda-feira. A atriz estava internada desde 30 de dezembro para um tratamento de obstrução intestinal no CTI do Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, de acordo com a assessoria de imprensa da unidade. No ano passado, Marília Pêra não resistiu a um câncer.

Um dos papéis mais marcantes da carreira de Tereza foi o da rainha Valentine da novela “Que Rei Sou Eu?”, exibida pela TV Globo em 1989, que lhe rendeu o “Troféu Imprensa” de Melhor Atriz. Natural de Nilópolis, na Baixada Fluminense, Theresinha Brandwain de La Sierra atuou em cerca de 20 novelas, como as primeiras versões de “O Rebu” (de 1974, cujo remake em 2014 ficou marcado pelas cenas quentes) e “Paraíso” (1982), além de “Baila Comigo” (1981), “Bebê a Bordo” (1988), “A Próxima Vítima” (de 1995, trama que contou ainda com Yoná Magalhães, vítima de problema cardíaco em 2015), “Era Uma Vez…” (de 1998, na qual trabalha ao lado do também já falecido Elias Gleizer) e “Caras & Bocas” (2009). Seu último trabalho na TV foi em “Babilônia”.

A carreira começou em 1955 na peça “Os Elegantes” e um ano mais tarde foi eleita Atriz Revelação pela Associação Brasileira de Críticos Teatrais. Já em 1972, inaugurou o teatro que levava o seu nome na Zona Sul do Rio. Tereza Rachel foi ainda produtora e intérprete. Na carreira, subiu ao palco em montagens como “O Telescópio”, “A Ilha das Cabras” e “Berço do Herói”, quando fo dirigida por Antônio Abujamra, falecido em abril do ano passado. Com “A Mãe”, ganhou o Molière também como Melhor Atriz. A artista trabalhou ainda em cerca de 15 filmes.

(Por Guilherme Guidorizzi)

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password