Demandas dos povos indígenas serão discutidas em Paulo Afonso

CBHSF

Cerca de 150 representantes de povos indígenas que habitam a bacia do Velho Chico estarão reunidos a partir de hoje, 31 de março, até 2 de abril, na cidade de Paulo Afonso, na Bahia, para discutir temas de interesses comuns como políticas públicas voltadas para os índios, projetos de saneamento e recursos hídricos em territórios indígenas, conflitos e questões fundiárias, entre outros. O Seminário dos Povos Indígenas da Bacia do Rio São Francisco está em sua quarta edição e é promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que tem uma Câmara Técnica especialmente voltada às demandas dos povos tradicionais da bacia.

“O seminário é importante para a promoção de um ambiente de diálogo entre os diferentes povos indígenas da bacia do São Francisco. Será oportunidade para discutir e socializar a gestão ambiental e a promoção de ações conjuntas com o governo federal e o Comitê”, explica o cacique do povo Tuxá de Rodelas(BA), Manoel Uilton Tuxá, coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, instância do CBHSF. “Além das lideranças indígenas que trarão as demandas das suas comunidades, o Seminário terá a presença de pesquisadores, gestores públicos e membros da diretoria do Comitê de Bacia, que apresentarão as ações desenvolvidas em prol dos povos indígenas”, ressalta o cacique Tuxá.

Entre os órgãos públicos que estarão representados no IV Seminário dos Povos Indígenas da Bacia do Rio São Francisco estão a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Secretaria Nacional de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Ministério Público da Bahia, além de organizações sociais como a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do NE, MG e ES (Apoinme).

O IV Seminário dos Povos Indígenas da Bacia do Rio São Francisco acontece no Hotel Belvedere, na Avenida Apollônio Sales, 457 – Centro, Paulo Afonso – BA.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password