Celeiro de muitos artistas, Salvador vai sediar curso sobre Produção Musical em abril

Salvador é conhecida como a cidade da música. São ritmos, formatos, possibilidades e invenções que marcam a capital como uma das que mais produz música no Brasil e no mundo! E como o assunto é muito abrangente e ao mesmo tempo cheio de reentrâncias e especificidades, alguns conceitos e novidades que podem facilitar a vida dos que trabalham com isso, terminam se perdendo no dia a dia. Algumas dessas questões serão elucidadas durante o curso “Ciclo Básico de Produção Musical”, projetado pela Escola de Negócios Cultura e Mercado, sediada em São Paulo – e que é referência nacional em formação para os setores criativos. O curso desembarca em Salvador nos dias 29 e 30 de abril e será conduzido por Felipe Julián, músico, produtor cultural e artista visual.

Com mestrado em comunicação audiovisual e especialização em educação, Felipe Julián realiza projetos multimidiáticos envolvendo interlinguagens como vídeo, música e instalação. Entre outros assuntos, o curso tratará de Áudio digital, de controladores comerciais e caseiros e também da relação vinil x CD x MP3. Estratégias para mixagem e sonorização de shows e ambientes instalacionais também serão tratados. Em Salvador, o ciclo de cursos da Escola de Negócios Cultura e Mercado em 2016, acontecem no Tropos – Ambiente Colaborativo, situado  no Rio Vermelho; e são possibilitados através de uma parceria com a Benditas Projetos Criativos e o SEBRAE. O ciclo de cursos de 2016 teve início em março, nos dias 18 e 19, com o tema Storytelling.

Vale lembrar que na capital baiana, os cursos irão até novembro deste ano e contam com apoio da APC Bahia, Bamp Creative Group, CBN Salvador, IBahia, Laboratório Audiovisual, Nosso Canto Quitutes Artesanais, Pipa Comunicação e Tropos. 

Organizadores

O Cultura e Mercado é um centro de estudos voltado para os mercados de cultura, entretenimento e economia criativa, com sede em São Paulo. Atua desde 2010, com a missão de desenvolver e profissionalizar esses setores no Brasil, contando com uma rede de professores especialistas, de todo o país. Em Salvador, a realização dos cursos se dá através de uma parceria com a Benditas Projetos Criativos, que é uma empresa voltada à criação, desenvolvimento e produção de projetos e conteúdos que promovam conexões e conhecimentos inovadores e multidisciplinares. Fundada em 2013, a Benditas vem ganhando destaque no campo da Economia Criativa, especialmente nas ações de formação voltadas para este setor e na produção audiovisual . 

Próximos Cursos

Dando continuidade ao programa, nos dias 20 e 21 de maio, Salvador receberá o curso Desenvolvimento de Séries pra TV, que busca mostrar um panorama do Mercado de Criação para TV, suas transformações e novas demandas de criação e desenvolvimento de conteúdos no cenário audiovisual brasileiro. Assim como o desenvolvimento de Séries de não ficção e de ficção, o processo trabalho de criação, desenvolvimento e etapas envolvidas desde a ideia até a sua transformação em produto para TV. A adequação de uma ideia de série de Ficção ao mercado e a um canal específico. Além dos mecanismos de financiamento e metodologias voltados ao desenvolvimento. Ministrado pelos especialistas Luca Paiva Mello, sócio-fundador da Mistureba Pictures Duas vezes indicado ao International Emmy Awards e vencedor do Prêmio APCA de 2012, Luca iniciou sua carreira em 1984, como roteirista da TV Manchete. Criador e showrunner de séries como “O Negócio” (HBO), “Mothern” (GNT), “Descolados” (MTV/Band), e diretor geral de “Julie e os Fantasmas” (Nickelodeon/Band), Luca já desenvolveu eu produziu mais de 180 episódios de séries de dramaturgia. Trabalhou em empresas como FilmPlanet, CMT International, Radar TV e Mixer. E por Minom Pinho, sócia-diretora da Casa Redonda Cultural, além de consultora, conferencista, empreendedora e pesquisadora. Graduada em Ciência da Computação e pós-graduada em Arte e Tecnologia pela UNIFACS-BA, assina a concepção, planejamento e produção executiva de dezenas de projetos e programas culturais e criativos e fundos de investimento cultural privado para Comgás, Avon, Claro e NET. Na área audiovisual, assina a produção executiva dos filmes As Melhores Coisas do Mundo de Lais Bodanzki, Pro Dia Nascer Feliz e Amor? de João Jardim e Sonora Rio-Bahia de Jasmin Pinho, além de concepção e gestão de plataformas como Festival Claro Curtas, Projeto Laboratório – Experimentações Audiovisuais e NETLABTV – Concurso de Séries para TV.

Já no segundo semestre, nos dias 29 e 30 de julho o curso que vai desembarcar por aqui será o de Técnicas de Pitching. O conteúdo desse curso englobará as Técnicas de Pitching e os 8 passos para um pitching poderoso. Além dosOs 10 componentes chaves para um projeto comercial, Loglines; Empatia; Herói, Cases de sucesso e Exercícios individuais para montar o seu próprio pitching. O curso será ministrado pelo especialistaIvan Texeira, formado em economia, e que depois de trabalhar por um tempo no mercado financeiro, decidiu mudar de área e correr atrás de uma carreira na indústria cinematográfica. Estudou na UCLA, em Los Angeles, onde se formou diretor de produção e produtor executivo em longas-metragens. Produziu várias aclamadas produções brasileiras como: “Tainá 2”; Desmundo” e “Lisbela e o Prisioneiro”. Trabalhou como diretor de produção e Line Producer de vários filmes produzidos pelo departamento internacional da O2 filmes, como o longa-metragem “Journey to the End of the Night” com Brendan Fraser, Mos Def, Scott Glenn e Alice Braga, “Movimento Brasil”, um documentário para a Brahma, “Pure Spirit of Brasil” por Sagatiba/Saatchi&Saatchi, em Londres e filmes comerciais como a campanha “Jump” da Nike, dirigida por Fernando Meirelles e Filmada na China; Land Rover. Ivan foi o diretor de produção do filme “Cegueira” (“Blindness”) dirigido por Fernando Meirelles. Recentemente foi Line Producer no Rio de Janeiro, do longa dirigido e estrelado por Silvester Stallone, “Os Mercenarios”.

O penúltimo curso do ano acontecerá nos dias 30 de setembro e 01 de outubro e será de Editora Musical. Dentro do seu conteúdo constará o Histórico das editoras musicais, sua evolução e importância através dos tempos e nos dias de hoje. A diversidade das formas de utilização de obras musicais. Os direitos autorais e seu controle. Como abrir legalmente uma editora musical. Sua administração e controle remunerado de repertórios musicais. E a Editora Musical e as novas tendências de negócios no mercado musical. As experiências de sucesso no Brasil e no mundo frente às novas tecnologias. O curso será ministrado pelos docentes: Fernando Yasbek, advogado especializado em Direitos Autorais, formado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, membro da Comissão de Direitos Autorais da OAB-SP, é há 17 anos sócio da Editora Spin Music, que trabalha com autores como André Abujamra, Antônio Pindo, Ed Cortes, Maurício Pereira, Wander Wildner, Black Alien, Tim Bernardes, Marco Mattoli. E José Carlos Costa Netto, advogado militante em direito autoral, mestre e doutor em direito civil pela Universidade de São Paulo, compositor e produtor cultural, proprietário da gravadora independente Dabliú e da Verde Edições Musicais, presidente da BM&A – Brasil, Música e Artes, presidente da ABDA – Associação Brasileira de Direito Autoral. É autor de várias obras sobre direito autoral, em especial “O Direito Autoral no Brasil – 2ª edição” (Editora FTD, São Paulo,2008).

Para encerrar o programa, nos dias 25 e 26 de novembro, Salvador vai receber o curso Games no Brasil, que busca mostrar um Panorama geral do mercado de games: números de mercado e apresentação do conjunto das questões legais. Aliado a isso, também vão aparecer as Leis de incentivo para games: como usar, estrutura de apresentação de projetos, enquadramento etc. Princípios de propriedade intelectual no mercado de game: direitos autorais e marca. E também contratos: questões específicas do setor audiovisual e alguns padrões do mercado de games. Os docentes serão Felipe Gabriades, advogado do escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, atuante na área de Incentivo Fiscal à Cultura. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. E Gilberto Toscano, formado em Direito pela Universidade de São Paulo e com pós-graduação em Direito do Entretenimento pela Escola Superior de Direito da OAB, palestrante e mediador em eventos como Rio Content Market, NYC Kidscreen, ABTA, Fórum Brasil TV e Filmcup. Gerente da equipe audiovisual no escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados em São Paulo e, anteriormente, business e legal affairs da O2 Filmes, Gilberto assessora programadoras, produtoras, distribuidoras e outros agentes do mercado audiovisual.

Serviços:

Cursos na área de Gestão Cultural e Economia Criativa

Quando:

29 e 30/04/2016 – Ciclo Básico de Produção Musical – Felipe Julián

20 e 21/05/2016 – Desenvolvimento de Séries pra TVLuca Paiva Mello e Minom Pinho

29 e 30/07/2016Técnicas de PitchingIvan Texeira

30/09 e 01/10/2016 – Editora Musical – Fernando Yasbek e José Carlos Costa Netto

25 e 26/11/2016 – Games no Brasil – Felipe Gabríades e Gilberto Toscano

Horários: Sextas e Sábados, das 9h às 17h

Local: Tropos- Ambiente Colaborativo- R. Ilhéus, 214, Parque Cruz Aguiar, Rio Vermelho, Salvador, Bahia.

Valor: R$ 351,00 (parcelado em até 3 vezes no cartão. Descontos para inscrições antecipadas).

Inscrições: www.culturaemercado.com.br/cursos

Realização: Escola de Negócios Cultura e Mercado, Benditas Projetos Criativos e SEBRAE

Apoio: APC Bahia, Bamp Creative Group, CBN Salvador, IBahia, Laboratório Audiovisual, Nosso Canto Quitutes Artesanais, Pipa Comunicação e Tropos

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password