Targino Gondim canta o São João

Na Foto: Show de Targino Gondim  no Curaçá  Hall em Petrolina – Pe Foto: Ivan Cruz – Jacaré          jacare505@gmail.com         55 - 74-8806-1152 - OI         55 - 74-9981-8281 - VIVO         55 - 87-9934-3234 - TIM

Cantor lança CD com clássicos dos festejos juninos nesta sexta-feira

Ai que saudades que eu sinto… das noites de São João… das noites tão brasileiras, das fogueiras sob o luar do sertão”. O refrão da tradicional canção sintetiza o pensamento e o intuito do CD de trabalho de 2016 de Targino Gondim. Esta e outras músicas clássicas do período junino estão retratadas no “Canções Joaninas”. O lançamento acontece nesta sexta-feira(18/03) a partir das 21 horas, noSelect Music, Pituba, no Ensaios de São João. Na mesma noite se apresenta a banda Estakazero.

“Batizei de Canções Joaninas por se tratar de canções ligadas ao santo João. Antigamente, dizem os mais velhos, chamava-se de Festas Joaninas as festas do Santo João”, conta o cantor.

O trabalho gravado em 2003 e relançado para o São João de 2016, conta com 12 canções que se consagraram ao longo dos anos nas vozes de nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e com o próprio Targino Gondim. “Meu intuito é preencher essa lacuna enorme que existe em relação a CDs voltados pra o que existe de mais puro e tradicional nos festejos juninos”, revela Targino Gondim.

No trabalho músicas como “São João na Roça” (Zé Dantas/Luiz Gonzaga)  que conta com a participação do Quinteto Violado, “Olha Pro Céu” (José Fernandes/Luiz Gonzaga), “Lenda de São João” (Zé Dantas/Luiz Gonzaga), “Noites Brasileiras” (Zé Dantas/Luiz Gonzaga), “Festa no Céu” (Zeca Do Pandeiro/E. Nunes) e “São João no Arraiá” (Zé Dantas).

De Targino o álbum conta com “Estalo de Fogueira” que ele divide a autoria com Eugênio Gonzaga e Simão Pedro e “São João Menino” parceria com Julião e Manuca Almeida. “Este projeto nasceu da necessidade atual de trazer à tona a história, a cultura, as tradições, a beleza e riqueza estampadas na alegria, nas cores das roupas, bandeirolas, figurinos das quadrilhas, músicas, das festas juninas” informa Targino.

O disco foi produzido por Roberto Sant’Ana e gravado e mixado na Bahia no estúdios WR Salvador. “Nós vivemos hoje um mundo cheio de informações e acabamos por perder nossa identidade cultural. Cadê nossas fogueiras, ruas enfeitadas? Sanfoneiros, violeiros?? Talvez um bom incentivo pro resgate das nossas festas joaninas seja um bom começo!” desabafa o cantor.

Targino Gondim – Targino Alves Gondim nasceu em Salgueiro (PE), a 100 km de Exu, a terra do Rei do Baião. Criado em Juazeiro da Bahia desde os dois anos de idade, ainda pequeno acompanhava de perto o “veio” Lua agarrado ao fole, cantarolar as poesias do nordeste e aos 12 anos já carregava o peso da sanfona.

Em 2001, após participar das filmagens de “Eu, Tu, Eles”, foi premiado pelo Grammy Latino e Troféu Caymmi com seu grande sucesso “Esperando na Janela”, que tornou-se um clássico joanino ao lado de “Pula a Fogueira” e “Asa Branca”.

Hoje com 22 CDs gravados e dois DVDs, Targino continua o legado de Luiz, divulgando o melhor da música nordestina pelo país e exterior. Ao final de 2007, o forrozeiro fez uma breve turnê por Portugal onde gravou um especial para o canal Música Brasil – exibido pela Rede Brasileira de Televisão Internacional (RBTI) para toda a Europa. Já pilotou um especial de TV sobre o nordeste exibido e gravado pelo Canal Futura – “O Tom da Caatinga” e arrebatou o prêmio de melhor cantor regional, no 21º Prêmio de Música Brasileira com o álbum “Canções de Luiz”.

Internacional – Em outubro do ano de 2015 Targino volta à Europa, fazendo shows em Cidade do Porto (Portugal),Paris e Bordeaux (França), e Amsterdam (Holanda). Durante turnê em Portugal, em novembro de 2007, Targino Gondim gravou especial para o canal – Música Brasil, exibido pela TVTEL da Rede Brasileira de Televisão Internacional (RBTI), para toda Europa. No especial, Targino contou com participação de Roberto Leal, cantor português que em 2002 também gravou o sucesso Esperando na Janela.

Festival Internacional da Sanfona – Targino é o grande idealizador e curador do Festival Internacional da Sanfona, ao lado do seu parceiro Celso Carvalho. O evento reúne em Juazeiro (BA) os maiores acordeonistas do país e do exterior, em uma grande festa em torno do universo da sanfona.
Prêmios:

*Grammy 2001 – com a canção “Esperando na Janela”
*Troféu Caimmy 2002 – com o cd “Toca pra Nós Dois”
*21º Premio da musica Brasileira 2010 – com o cd “Canções de Luiz Vol. 1 – melhor cantor

Canções Joaninas 

  1. SÃO JOÃO NA ROÇA – Zé Dantas/Luiz Gonzaga (Part. Quinteto Violado) – 03:11
  2. SÃO JOÃO NA BAHIA – Domingos Nogueira/Vicente de Oliveira – 03:00
  3. A FESTA DO MILHO – Rosil Cavalcanti – 02:45
  4. OLHA PRO CÉU – José Fernandes/Luiz Gonzaga– 03:04
  5. SÃO JOÃO NO ARRAIÁ – Zé Dantas – 03:04
  6. ORAÇÃO A SÃO JOÃO – Beatas de Juazeiro(Vicentinas de Juazeiro)/ SÃO JOÃO DO CARNEIRINHO – Luiz Gonzaga/Guio de Moraes – 03:48
  7. BRINCADEIRA NA FOGUEIRA /NAQUELE SÃO JOÃO – /JÁ É MADRUGADA – Antônio Barros – 03:10
  8. ESTALO DE FOGUEIRA – TarginoGondim/Eugênio Gonzaga/Simão Pedro – 02:33
  9. LENDA DE SÃO JOÃO- Zé Dantas/Luiz Gonzaga – 02:38
  10. SÃO JOÃO MENINO – Julião/TarginoGondim/Manuca Almeida – 04:14
  11. FESTA NO CÉU – Zeca do Pandeiro/E. Nunes– 03:54
  12. NOITES BRASILEIRAS – Zé Dantas/Luiz Gonzaga – 03:20

Serviço 

Ensaios de São João 2016

Atrações: Estakazero e Targino Gondim

Com show de abertura Jó Miranda e aulão de forró

Horário: 21 horas

Data: 18 março (sexta-feira)

Local: Select Music bar (Antigo Buteco do Gaucho) – ao lado da academia WELL PRIME

Endereço: Avenida Octávio Mangabeira – Jardim dos Namorados – Pituba

Censura: 16 anos

Valores:

Antecipado nos balcões

30,00 pista

50,00 área vip

Fonte: Foto no Show de Targino Gondim no Curaçá Hall em Petrolina – Pe
Foto: Ivan Cruz – Jacaré
jacare505@gmail.com
55 – 74-8806-1152 – OI
55 – 74-9981-8281 – VIVO
55 – 87-9934-3234 – TIM

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password