Fascínio pelas corridas de rua é tema do primeiro livro de Augusto Cruz, advogado e corredor

Advogado por profissão e corredor por opção, Augusto lança publicação que tenta explicar por que tantas pessoas têm aderido à prática das corridas de rua, com dicas e depoimentos, numa leitura leve, sem tecnicismos e com citações a filmes e livros.

Cuidar do coração, combater o estresse, reduzir o colesterol, fugir da rotina, vencer limites, ver belas paisagens, conhecer gente ou até mesmo se divertir. As razões que motivam as pessoas à prática das corridas de rua são diversas. “Se alguém te perguntar por que você corre, provavelmente sua resposta nunca será direta ou sempre passará por alguns momentos de reflexão”, conta o advogado e escritor Augusto Cruz, que acaba de lançar seu primeiro livro “Corredor – Um Estilo de Vida”. O livro conta um pouco da história e das experiências de Augusto, mas foi motivado justamente pela busca da resposta à provocação.

“Quando penso no que me fez começar a correr, não encontro uma resposta objetiva. Isso me levou a conduzir o questionamento a outros colegas e a inquietação era uma constante”, conta. O livro, que acaba de ser lançado pela Editora Oito e Meio, com seu selo Autoria, do Rio de Janeiro, tem orelha escrita pela jornalista esportiva baiana Patrícia Abreu e prefácio assinado pelo ultramaratonista e também escritor Ney Cayres; e está à venda nas Livrarias Saraiva, LDM (Shopping Paseo) e do Aeroporto de Salvador, além dos sites da Editora Oito e Meio (www.oitoemeio.com.br) e na Livraria Martins Fontes, (http://www.martinsfontespaulista.com.br/), em São Paulo.

Um fato que chamou a atenção do autor quando começou a se indagar – e a outros corredores – sobre as motivações para correr, foi que muita gente começa para se tratar de algum problema. “Muita gente começa a se exercitar depois de sofrer de algum mal e por recomendação médica”, explica. O que muita gente – ainda – não sabe é que a prática da corrida “causa vício” e o que começa como obrigação termina ganhando proporções prazerosas, desde que siga alguns cuidados.

Na obra, Augusto foge do tom “autoajuda” e também procura se afastar ao máximo do formato “diário/manual de corrida”. O autor traça um panorama para os diferentes leitores, desde os que nunca fizeram uma corrida na vida, aos mais experientes e que, com certeza, vão se identificar com o texto. Entre dicas para quem quer começar, um pouco de experiência própria de como foi esse início e grandes casos de provas como meias maratonas, a São Silvestre e corridas pelo mundo – chegando a Dubai – Augusto mostra que acima do esporte, a corrida aproxima pessoas, desenvolve a sociabilidade, fortalece famílias e até favorece o turismo.

Como todo bom corredor, que não apenas se inspira, mas também valoriza o meio ambiente, o autor realizou a compensação do gás carbônico gerado com a produção do livro, contratando a recomposição ambiental com a organização da sociedade civil “Organização para Conservação de Terras do Baixo Sul da Bahia”, que plantou árvores em área de nascente, beneficiando a proprietária do imóvel, agricultora familiar, bem como restaurando o meio ambiente.

Mais sobre o autor

Augusto Cruz é sergipano de nascimento e baiano de coração. Advogado, formado pela Universidade Católica de Salvador em 1992, especialista em Política e Estratégia, professor em cursos de pós-graduação, palestrante, corredor e, agora, escritor. Também assina colunas e artigos em blogs e revistas sobre direito, cinema, literatura e corrida.

Foi responsável pelo “Blog do Consumidor” por três anos, no site www.ibahia.com e, quando ensinava para alunos de graduações, mantinha um blog sobre cinema e literatura, com o intuito de estimulá-los a assistirem a filmes e lerem livros.

Augusto é cinéfilo e leitor compulsivo de romances e quadrinhos, aliado ao fato de sua profissão exigir-lhe escrever muito, narrar experiências, vivências e escrever resenhas de filmes, escrever um livro foi apenas consequência de toda essa influência.

Começou a correr tentando curar a insônia e fez da prática esportiva uma rotina que não consegue mais deixar de lado, influenciando amigos e familiares a enveredar no universo esportivo.

Augusto também escreve ficção e já tem seu segundo livro pronto. Trata-se de uma coletânea de contos em parceria com a também advogada e escritora, a paulista, Mirian Canavarro. O livro foi lançado em São Paulo, no último dia 12 de março. Com o título de Certas Mulheres, a obra conta com prefácio de Luislinda Valois e capa de Isabelle Tuchband. Além disso, já está em processo de revisão uma nova coletânea de contos, dessa vez em trabalho solo. 

Serviço:

Lançamento – já à venda

Livro – Corredor: Um estilo de Vida

Autoria do advogado e escritor Augusto Cruz

Já disponível nas lojas especializadas (Saraiva Shopping da Bahia e Livraria LDM Shopping Paseo, Livraria do Aeroporto de Salvador, Livraria Martins Fontes (São Paulo) e no site da Editora Oito e Meio (www.oitoemeio.com.br)

Valor: R$ 35,00

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password