Ponte Social busca empresários para ação social em NH

Instituição visa restaurar antiga pirâmide no pátio do Caudeq em Novo Hamvurgo e transformá-la em uma sala de músicas

A Ponte Social, em parceria com o Centro de Atenção Urbana ao Dependente Químico (Caudeq) está buscando investidores para o projeto que pretende restaurar a antiga pirâmide no pátio do Caudeq. A empresa pretende restaurar o local, transformando-o em uma sala de música, onde os internos possam trabalhar a musicoterapia como terapia complementar a que já recebem na casa. Atualmente a estrutura já conta com um projeto arquitetônico projetado pela LIGA Arquitetura e busca novos investidores e apoiadores para dar inicio às obras.

A Pirâmide, que hoje é utilizada como depósito, foi construída pelo Ir. Nilo, quando a casa ainda era o lar dos Maristas na região. A diretora do Caudeq, Rosângela Scurssel afirma que o religioso construiu a edificação por ser muito sensitivo e, em uma de suas experiências de proximidade com o Divino, recebeu a missão de montar algo que apontasse para o céu, no pátio da casa: “Na época, o Ir. Nilo atendia muitas pessoas e uma delas resolveu atender o pedido do Irmão. Durante muito tempo, o local era utilizado para descanso e meditação, com apenas uma rede no centro da pirâmide, a histórias contas que todas as pessoas que ali entravam, saiam mais calmas, tranquilas e renovadas”.

Contudo, com o passar dos anos a casa foi abandonada e a pirâmide tornou-se ponto de drogas e prostituição, servindo inclusive de esconderijo e moradia para usuários de drogas em situação de vulnerabilidade social. Tanto a casa, quanto a pirâmide estavam entregues ao tempo, até que a atual diretora conseguiu na prefeitura de Novo Hamburgo, o direito de tornar o local em um centro de reabilitação.

O Caudeq trabalha hoje apenas com o público masculino, acima de 18 anos em situação de rua. Na casa, os internos passam por um tratamento de desintoxicação por 9 meses, onde aprendem, além de tarefas manuais, valores que por muitas vezes são esquecidos. “Realizamos também apoio psicológico com as famílias deles, para que estejam prontas para recebê-los de volta. Também buscamos parcerias com agências, para que ao final no tratamento, possam estar reinseridos na sociedade e mercado de trabalho” – afirma Rosângela.

Hoje, a Ponte Social tem a missão de resgatar os princípios da antiga Pirâmide, o local será destinado à música e práticas com instrumentos. Consta no projeto a formação de um coral e uma banda, que possam representar o centro e seus apoiadores em diversos eventos na região.

Os empresários que se interessarem em investir ou apoiar o projeto através das leis de isenção fiscal devem estrar em contado com A Ponte Social através do telefone 51 3023-5993. Mais informações na página facebook.com/apontesocial ou apontesocial.wordpress.com.br.

Assessoria de Imprensa: Painel WH Comunicação | Jornalistas Patrícia Jardim e Aline Fontoura

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password