Morro do Chapéu e Jacobina recebem ações do Comitê do São Francisco

CBHSF

Morro do Chapéu e Jacobina, municípios da bacia do rio Salitre, importante afluente do rio São Francisco na Bahia, foram beneficiados com ações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que utiliza os recursos pela cobrança do uso das águas da Bacia em benefício ao próprio rio. Entre essas ações estão obras de recuperação hidroambiental, elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico e ainda realização de consulta pública para atualização do Plano de Recursos Hídricos da bacia do Velho Chico.

O município de Morro do Chapéu sediará no dia 27 de fevereiro (sábado) um seminário que marca o encerramento do projeto de recuperação hidroambiental na bacia do rio Salitre. O evento acontece a partir das 9h, na Escola Municipal Santo Antônio, comunidade de Brejões. Durante o seminário, será apresentado o detalhamento das obras, que tiveram investimentos de mais de R$ 630 mil.

Realizadas pela empresa LocalMaq, as intervenções beneficiam cerca de 500 famílias da região. Foram instaladas mais de 20 mil metros de cercas de proteção em áreas prioritárias, além da readequação de terreno e combate ao assoreamento do rio. Essa é a segunda etapa das obras no rio Salitre, que já sente os benefícios das primeiras intervenções, como as barraginhas, que retêm águas da chuva. A expectativa de comunidade é dar continuidade às ações na região.

Consulta Pública – No dia 02 de março (quarta-feira), a partir das 14h, acontece no município de Jacobina mais uma consulta pública para garantir a participação social no processo de atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O Plano estabelece as metas e prioridades para o rio no decênio 2016 – 2025. A consulta pública é aberta a todos os interessados e será realizada no Sindicato dos Comerciários, Rua Artur Diniz Veloso, 56 – Centro.

Jacobina foi uma das cidades contempladas pelo CBHSF para receber um Plano Municipal de Saneamento Básico, que já se encontra em processo de elaboração. Uma população de mais de 79 mil habitantes será beneficiada pelo Plano no município,  envolvendo os rios Itapicuru-mirim e Rio do Ouro, da bacia do rio Salitre. Problemas com o lançamento de efluentes sem qualquer tipo de tratamento é um dos desafios que o PMSB pretende sanar. O trabalho, com investimentos de mais de R$780 mil, deverá estar concluído em ainda este ano, tendo como empresa executora a Gerentec Engenharia Ltda. As primeiras etapas que representam “Diagnóstico da Situação do Saneamento Básico” já estão disponíveis no portal do CBHSF e podem ser acessadas no endereço: http://cbhsaofrancisco.org.br/planos-municipais-de-saneamento-basico/jacobina-submedio-sao-francisco/

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password