Para vencer a crise, é preciso mais emoção e menos informação

Na estreia do Today´s Talk, PC Bernardes dá dicas para atingir o público-alvo e afirma: gente é o nome do negócio

A agência TODAY lança o projeto Today´s Talk, que levará, mensalmente, grandes nomes para conversar e inspirar os funcionários da agência. No evento de estreia, ocorrido nesta quarta-feira, 17, o convidado foi o publicitário PC Bernardes, diretor de criação da Lua Propaganda e com mais de 20 anos de carreira em agências, inclusive a Africa Rio, da qual foi diretor geral, e DM9DDB, além de ser o autor de inúmeros jingles marcantes da publicidade brasileira.

Bernardes apresentou a palestra “Gente: o nome do negócio”. Seu raciocínio é que os publicitários e profissionais de comunicação precisam ir além da grande teia de informações para conseguir atingir o público-alvo de suas campanhas, especialmente em período de crise, no qual as pessoas ficam mais retraídas. É menos informação e big data, e mais emoção. “Os momentos de crise não são vencidos apenas com metodologias, informações e regras. Mas entendendo o comportamento das pessoas. E comportamentos são determinados pelas emoções, pelo que as pessoas sentem”, analisou.

As pesquisas, afirma, indicam a classe social e outros dados relevantes sobre os consumidores, mas são insuficientes para determinar o estado de espírito. “Sabemos quem são as pessoas, mas não como elas estão naquele momento. Se alguém estiver bravo, vai se blindar e nem vai ouvir nossas mensagens. A verdade é que há poucas ferramentas para compreendermos gente”, afirma.

Por isso, o bom publicitário deve sair do seu mundo e conversar com as pessoas que não fazem parte do seu grupo social. Pedir opiniões, entendê-las. “Raríssimas pessoas convivem com ambientes diferentes dos seus. Precisamos entender de gente, conversar com gente, para entender o mapa emocional delas. E isso não dá para fazer pelo Whatsapp”, provoca.

“O Today´s Talk pretende alimentar a agência e o próprio mercado com conteúdo relevante e despertar reflexões”, afirma Adilson Batista, fundador e diretor de criação da TODAY. “O primeiro evento foi muito bem-sucedido e vamos anunciar em breve os próximos participantes”, reforça Elisa Gorgatti, diretora de criação da agência.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password