NOB implanta equipamento de ponta para preservar cabelo de pacientes durante o tratamento quimioterápico

A técnica de crioterapia reduz a queda de cabelo de pacientes em tratamento quimioterápico. Na Bahia, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) é pioneiro no serviço.

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil terá 596 mil novos casos de câncer em 2016. Um dos efeitos colaterais mais incômodos da quimioterapia, tratamento mais utilizado no combate à doença, é a queda de cabelos, ou alopecia, que já pode ser minimizada por meio de uma técnica chamada crioterapia. Na Bahia, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) é pioneiro no serviço, disponibilizado nas clínicas do Grupo Oncoclínicas, localizadas em nove estados brasileiros.

A tecnologia é indicada para alguns tratamentos do câncer. “Além de ajudar a reduzir a queda de cabelos, a tecnologia ajuda a manter a autoestima, que geralmente fica abalada quando os cabelos caem e o paciente passa a usar peruca ou lenço”, declara a oncologista Samira Mascarenhas, da equipe do NOB.

O equipamento inglês, usado para resfriamento do couro cabeludo, já foi utilizado em vários países da Europa, em mais de dois mil pacientes submetidos a diferentes tratamentos quimioterápicos e a taxa de sucesso variou de 49% a 100% dos casos publicados.

“Em geral, o tratamento é bem tolerado, porém, alguns pacientes podem se queixar de dor de cabeça, tontura e sensação de frio, sintomas que são rapidamente superados pelos resultados alcançados”, afirma o oncologista Gilberto Lopes, diretor científico do Grupo Oncoclínicas e membro do corpo clínico do Centro Paulista de Oncologia e do HCor Onco 

Crioterapia

A touca gelada, resfriada a menos 4°C, gera uma sensação térmica no couro cabeludo de até 16°C, fazendo com que os vasos sanguíneos se contraiam. Com espaços mais contraídos, a quantidade de medicação que chega até a raiz do cabelo é menor.

“Desde a década de 70, o resfriamento do couro cabeludo tem sido usado como meio preventivo da alopecia induzida pela quimioterapia. Diferentes técnicas foram utilizadas, como o uso de pacotes de gelo, toucas de criogel, ar resfriado e máquinas que circulam um líquido em baixas temperaturas em uma touca”, destaca Lopes.

Os resultados dos estudos sobre resfriamento do couro cabeludo para a prevenção da queda de cabelos são variáveis, porém, a maioria deles foi favorável.

Sobre o NOB

O NOB integra o grupo Oncoclínicas, que reúne 34 unidades de referência no tratamento oncológico no país. Fundado em 1992, o Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB) tem sua sede na Avenida Ademar de Barros, 123, no bairro de Ondina, em Salvador, e conta também com unidades em Lauro de Freitas e no Hospital da Bahia, tendo como missão o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Para isso, conta com um corpo clínico formado por diversos especialistas, dentre oncologistas, hematologistas, reumatologistas, algologistas (tratamento da dor), nutricionistas e psicólogos que atuam juntos de forma multidisciplinar, com foco no atendimento humanizado e individualizado para garantir o melhor para o paciente. Sua equipe é altamente qualificada e comprometida com o aprimoramento contínuo.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password