Ipac disponibiliza livros sobre patrimônio no Pelourinho

ipac
As publicações sobre os bens culturais baianos – materiais e imateriais – produzidas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), da Secretaria de Cultura (Secult), estão disponíveis em endereço fixo. São coleções de livros, cadernos e apostilas que podem ser obtidas na Coordenação de Articulação e Difusão (Coad) da diretoria de Preservação (Dipat) do Ipac. O setor está instalado em um prédio colonial na Rua Gregório de Mattos, nº 29, no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. O imóvel já sediou o Ipac e o Colégio Estadual Azevedo Fernandes
De acordo com o diretor-geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, as publicações são procuradas geralmente por estudantes e pesquisadores locais, nacionais e estrangeiros, além de turistas e baianos que desejam conhecer os bens culturais. “Esses livros são facilitadores na divulgação e preservação dos patrimônios”, diz João Carlos.
Segundo ele, alguns se baseiam nos dossiês de pesquisa do Ipac que possibilitaram a proteção oficial do Estado. “Ainda neste primeiro semestre, lançaremos a ‘Revista do Ipac’, que trará artigos e trabalhos mais extensos e reflexões mais profundas acerca do patrimônio cultural”, afirmou o diretor-geral.
Títulos
Da série ‘Cadernos do Ipac’ foram lançados os títulos ‘Pano da Costa’, ‘Festa da Boa Morte’, ‘Carnaval de Maragojipe’, ‘Desfile de Afoxés’, ‘Festa de Santa Bárbara’, ‘Ofício de Vaqueiros’, ‘Festa do Bembé’, ‘Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix’ e ‘Conjunto Escola Parque’. O acesso virtual é feito através deste link ou no site do Ipac, na seção ‘downloads’, localizada na parte superior da primeira página e, depois, na aba ‘publicações’.
Segundo a diretora da Dipat, Nara Gomes, o Ipac já lançou a coleção ‘Conversando sobre Patrimônio’ com os títulos ‘Patrimônio Afro-brasileiro, ‘Patrimônio e Festas’, ‘Patrimônio do 2 de Julho’, ‘Sistema Estadual de Patrimônio’ e ‘Circuitos Arqueológicos’. A Coad funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h.
Fotografias – digitais e analógicas –, mapas, plantas de imóveis, projetos de restauração, dossiês de pesquisas, estudos, livros e documentos técnicos produzidos ao longo de quatro décadas pelo Ipac também fazem parte do acervo da Coad. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3116-6945 ou e-mail coad.ipac@ipac.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac)

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password