Chico César participou da comemoração de 20 anos do microtrio Ivan Huol na terça (9)

Chico_Cesar_no_MicroTrio Ivan Huol_foto_Leo_de_azevedo

Músico paraibano prepara uma edição  da “Jam no Asfalto”​, espécie de improvisação carnavalesca em meio aos foliões

Ao completar 20 anos de Carnaval, o ‘MicroTrio de Ivan Huol – Uma Família Colorida’ traz um convidado especial nesta terça-feira (9), a partir das 14h30, no Circuito Dodô (Barra-Ondina). Trata-se de Chico César, músico paraibano que em 2015 lançou “Estado de Poesia”, seu primeiro disco de inéditas em oito anos. Amigo do projeto de Ivan Huol de muitos carnavais, Chico César realizará mais uma edição da ‘Jam de Asfalto’, uma sessão de improvisação carnavalesca onde músicos de todas as áreas são convidados a tocar juntos, bem no meio dos foliões. Os microtrios e nanotrios (12 no total) integram o programa Carnaval Pipoca do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) através do CCPI (Centro de Culturas Populares e Identitárias).

O primeiro microtrio do Brasil foi criado em 1996 pelo músico Ivan Huol que optou por “fazer o caminho de volta”, reduzindo o tamanho da estrutura e voltando a usar um carro de passeio, como era a fobica de Dodô e Osmar. Com apenas quatro músicos dentro de um carro, anima o folião pipoca com o seu repertório eclético e arranjado para a sonoridade da guitarra baiana, uma de suas marcas registradas. A banda é formada por Cinho Damatta (voz e violão), Ivan Bastos (baixo e vocal), Ivan Huol (bateria e voz) e Sérgio Albuquerque (guitarra baiana).

“A maior fonte de pesquisa vem do que podemos chamar de ‘época de ouro’ do Carnaval trieletrizado, nas canções de Moraes, Armandinho, Dodô e Osmar, além dos clássicos da pré-axé de Gerônimo, Cor do Som e Luiz Caldas, e de composições 100% autorais”, explica Ivan Huol. Mas como o microtrio sai sem cordas e sem amarras estéticas, toca de tudo um pouco: axé, frevos, reagge, pop-rock nacional e internacional, baladas, MPB, sambas, forró etc.

CARNAVAL DA CULTURA

O Carnaval da Cultura 2016 é o carnaval da democracia e da diversidade, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Ouro Negro – que apoia blocos afro, de samba, de índios, reggae e afoxés, Carnaval Pipoca – com a criatividade dos microtrios e nanotrios e Outros Carnavais, que inclui a folia dos Mascarados em Maragojipe. A programação completa de nossa festa está disponível nos sites www.cultura.ba.gov.br e www.carnaval.bahia.com.br.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password