Folia de rua e diversos shows marcaram a sexta-feira no Carnaval do Pelô

Manuela Rodrigues, Walmir Lima, Val Macambira, Diamba e Orquestra Sinfônica Santo Antônio foram algumas das atrações dos largos e praças do Centro Histórico, dia (5)

A abertura oficial do Carnaval do Pelô 2016, que tem como tema os “100 anos de samba”, aconteceu dia (5) com todo o estilo e elegância que ocasião pedia, reunindo artistas consagrados da Bahia e do Brasil, que mostraram ao folião do Centro Histórico a força da tradição do samba no Carnaval soteropolitano. Quem abriu alas para esse momento memorável foi o cantor Paulinho da Viola, em um grandioso show do qual também participaram o Samba Chula João do Boi e o cantor Roberto Mendes, e que foi encerrado com uma merecida homenagem a doze bambas do samba. Também teve início ontem o Carnaval das bandas e grupos de rua, que encantaram públicos de todas as idades. O Carnaval do Pelô integra a programação do Carnaval da Cultura do Governo do Estado da Bahia, realizado pela Secretaria de Cultura (SecultBA) através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

No palco do Largo Pelourinho, também foi muito esperado o show do amado malandro da Bahia, Riachão, que aos 95 anos mostrou que seu carisma e energia ainda dão muito samba. O resultado não podia ser diferente, a alegria do sambista contagiou o Pelô inteiro. Ainda dividiram o palco com ele as cantoras Claudete Macedo e Carla Visi. “Eu sou da Velha Guarda do Garcia e vim prestigiar Riachão que é um ícone vivo da nossa cultura. Cada canção que ele canta é uma passagem da nossa história que aprendo”, declarou a médica Estela Nascimento depois de vibrar com a chegada do sambista no palco.

Folia de rua

A sexta-feira de folia também ficou marcada pelo início das apresentações de rua, uma das marcas tradicionais do Carnaval do Pelô. Ao todo 27 grupos, entre bandinhas de percussão, de sopro, bandões e performances, atraíram os olhares pelas ruas e largos do Pelô durante a tarde e a noite. Também houve espaço para homenagear ao samba. Em seu quarto Carnaval, o grupo Folia de Marotes promoveu um grande encontro de bambas: além do compositor Donga, autor de “Pelo Telefone”, autor do primeiro samba gravado e que comemora agora 100 anos, bonecos de pano dançantes representavam outros grandes nomes do ritmo brasileiro, como Tia Ciata, Riachão, Nelson Rufino e Dona Andreza Batista. “Celebrar a nossa cultura através dos grandes nomes do samba é também celebrar a nossa história – o desfile do samba é o desfile do Brasil”, afirmou Denise Santos, diretora do grupo.

Carnaval nos largos

A programação do Carnaval do Pelô iniciada quinta-feira nos palcos dos largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água teve continuidade na sexta-feira com apresentações diversificadas. O Largo Tereza Batista foi tomado por marchinhas carnavalescas e frevos com o show da cantora Manuela Rodrigues, e ainda deu espaço à percussão poderosa de Lucas di Fiori e sua banda, que se apresentaram em seguida. A cultura nordestina foi homenageada no Largo Pedro Archanjo com o Carnaval Sinfônico, projeto da Orquestra Sinfônica Santo Antônio (OSSA), que teve como convidado o músico Val Macambira. O largo ainda seguiu em clima de baile com a Orquestra Paulo Primo, que lembrou clássicos de outros carnavais. A programação foi encerrada pela banda de reggae Diamba, que preparou até mesmo uma surpreendente homenagem ao samba.

Já a segunda noite carnavalesca do Largo Quincas Berro D’Água fez jus à tradição do espaço de ser um dos grandes redutos do samba em Salvador. Dois nomes consagrados do gênero, Walmir Lima e Firmino de Itapuã, abrilhantaram a programação com bastante gingado e elegância. A festa ainda teve o som de clássicos dos primórdios do trio elétrico, com a banda Lateral Elétrica.

CARNAVAL DA CULTURA

O Carnaval da Cultura 2016 é o carnaval da democracia e da diversidade, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Ouro Negro, Carnaval Pipoca e Outros Carnavais. A programação completa de nossa festa está disponível nos sites www.cultura.ba.gov.br e www.carnaval.bahia.com.br.

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password