Aplicação gratuita de turbantes africanos faz sucesso em bailes infantis do Pelô

Mais do que transformar o visual, o uso dos turbantes são explicados em sua origem para as pequenas

Os bailes infantis já são uma novidade no Carnaval do Pelô deste ano, e eles têm vindo acompanhados de outra realização inédita super bacana e que tem feito o maior sucesso com os foliões mirins. A distribuição a aplicação gratuita de turbantes, fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e o Instituto Matamba, atrai olhares curiosos e maravilhados dos pequeninos, que já saem com eles colocados nas cabeças. A ação continua hoje (08) e terça-feira (09) no Largo Pedro Archanjo, entre 15h30 e 17h30.

Os turbantes têm oferecido mais do que uma transformação no visual da criançada. A produtora cultural e afro empreendedora Giselle Matamba, conta que os pequenos são bastante curiosos, procuram saber tudo sobre aquela peça que estão carregando na cabeça, qual é a origem, como é feito. Cada informação é uma nova descoberta. “A importância do projeto é promover a cultura e identidade racial através das cabeças das crianças. Gosto de impor uma pedagogia em cima disso, porque o turbante é uma coroa, uma questão de identidade”, explica Giselle, que ainda conta que a originalidade da proposta tem surpreendido aos pais. “Eles estão acostumados a encontrar oficinas de maquiagem em eventos para crianças, mas essa proposta com turbantes está vendo pela primeira vez”.

A maioria dos turbantes é de tecidos africanos originais, mas como é Carnaval, não poderia faltar os tecidos com estampas dos blocos afro de Salvador. Em poucos minutos, o pequeno folião já está pronto para a festa.

CARNAVAL DA CULTURA

O Carnaval da Cultura 2016 é o carnaval da democracia e da diversidade, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) –está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Ouro Negro– que apoia blocos afro, de samba, de índios, reggae e afoxés, Carnaval Pipoca– com a criatividade dos microtrios e nanotriose Outros Carnavais, que inclui a folia dos Mascarados em Maragojipe. A programação completa de nossa festa está disponível nos sites www.cultura.ba.gov.brewww.carnaval.bahia.com.br.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password