Lavagem Cultural iniciou carnaval no Centro Histórico

01 DIA - LAVAGEM FUNDAÇÃO CULTURAL- Foto Rosilda Cruz (43)

Na 26ª edição do evento o secretário de cultura Jorge Portugal coroou a cantora Mari Antunes e a diretora da FUNCEB Fernanda Tourinho coroou o cantor Léo Santana

A cantora Mari Antunes e o cantor Léo Santana foram coroados rainha e rei da 26ª Lavagem Cultural, recebendo suas coroas, respectivamente, das mãos de Jorge Portugal, secretário de Cultura, e de Fernanda Tourinho, diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Com esta cerimônia divertida na tarde desta quarta-feira, 3.02, na Praça Tereza Batista, Pelourinho, o secretário anunciou: “Vai começar o nosso carnaval”.

“Vixe que coroa chique. Uma salva de palma para esta coroa”, pediu Mari Antunes, citando a atuação da FUNCEB. Tradicionalmente é a Lavagem organizada por servidores da Fundação que abre a folia no Centro Histórico. “A FUNCEB existe há 42 anos e temos muitos funcionários antigos à frente deste evento. A escolha de dois ídolos jovens para representar a música, as artes da Bahia, simboliza a visão sobre o presente e o futuro da cultura baiana”, considerou Fernanda Tourinho.

Centenas de servidores e amigos da instituição acompanharam o cortejo iniciado em frente ao Palácio Rio Branco, na Rua Chile. O percurso foi cumprido pelos seguidores, que se mostravam animados ao lado de baianas com jarros de flores e bonecões. O ritmo de marchinha foi seguido pelas bandas de sopro e percussão do Maestro Reginaldo de Xangô, Terra da Felicidade e Afoxé Filhas de Gandhy.

Soberanos

Debaixo de gritos de “lindo!” e “linda!” Léo Santana e Mari Antunes foram simpatia pura na Lavagem Cultural. Durante o trajeto, no carro de apoio, os dois não paravam de atender a pedidos de fotos e selfies, pegando celulares dos foliões para registrarem o momento. Mari chegou a segurar um bebê para ser fotografada. Já na Praça Tereza Batista, Léo cantou trechinhos de seus sucessos, como a nova Deboche. “Fiquei com vontade de ir atrás dele, nos próximos dias de Carnaval na Bahia”, declarou Mirna Pereira, 17 anos, de Fortaleza, turista que aderiu ao cortejo na concentração do Palácio.

Além do Carnaval de Salvador, nos próximos dias Léo Santana dividirá sua agenda de trabalhos nas cidades de Ouro Preto (MG), Pompéu (MG), Januária (MG) e Porto Seguro (BA). Em Salvador ele se apresentará na quinta (04.02) no Camarote Cerveja & Cia, na sexta (05.02) ele fará pela terceira vez a Pipoca do Léo no circuito Barra-Ondina e seguirá no mesmo dia com o Camarote do Nana, na Ondina. Na terça (09.02) o artista puxará o bloco de travestidos As Muquiranas, que terá roupa inspirada no tema “espacial”.

Mari Antunes, que com sua banda aposta na música Descidinha para o carnaval deste ano, sairá no trio sem cordas na quinta-feira de carnaval (04.02), animando os foliões no circuito Barra-Ondina. No dia 06.02 (sábado), Babado Novo puxará o bloco Fit Dance, dia 07.02 (domingo), sai com o bloco Papa e no mesmo dia a banda tocará no carnaval de Porto Seguro. Na segunda (08.02) é a vez de Mari Antunes desfilar com a escola Salgueiro, no carnaval do Rio de Janeiro.

Origem – A primeira Lavagem Cultural da FUNCEB aconteceu em 1989, quando a instituição, hoje localizada no Pelourinho, ainda funcionava na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no bairro dos Barris. De lá para cá, a Lavagem prosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades como Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gilmelândia, Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fabio, Tatau, Levi Lima, Denny, Alinne Rosa, Ana Mametto, dentre muitos outros.

O evento faz parte do calendário oficial carnavalesco do Governo do Estado e reúne carros alegóricos, afoxés, funcionários, turistas e a população em geral.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password