Olodum Fashion

Olodum fashion

Figurino dos vocalistas da banda foi idealizado por Márcia Ganem e Wilson Silva vestirão a banda

Baseados no tema do Carnaval do Olodum, dois estilistas tiveram o desafio de produzir o figurino da banda para a festa de 2016. Márcia Ganem e Wilson Silva criaram peças únicas que devem nas ruas chamar atenção para a banda. O resultado final foi um figurino colorido que reflete a identidade do grupo percussivo que nasceu no Pelourinho.

Responsável pelas roupas dos cantores, Márcia Ganem usou no seu figurino materiais diversos e versáteis. “Eu parti da premissa da aglutinação, o espelho, como metáfora para a reflexão, peças feitas em metais, que portam o símbolo do Olodum”, revelou a estilista.

Também foram usadas a fibra de poliamida, que é uma marca do seu trabalho e materiais de reuso, como símbolo de transformação, a exemplo de CDs descartados. “A proposta é trazer muita textura, muita mistura de materiais, tudo conectado pela trama de nó, que é uma técnica de construção de tecido, criada por mim”, revela.

Para os músicos, Wilson Silva apresenta uma renda diferenciada, que remete a indumentária indígena, ressaltadas pelo brilho do paetê. “Eu amo o Olodum, foi uma realização minha vestir esta banda, procurei fazer o meu melhor para este figurino, que é criar e costurar”, disse. “Pra mim vestir a banda Olodum, é um grande prazer, que também traz grandes desafios, como a responsabilidade em mexer numa imagem já consolidada,  propondo um casamento do estilo da banda com o meu estilo enquanto criadora”, disse Ganem.

Carnaval – No ano que apresenta o tema “Brasil mostra tua cara! Sou Olodum, quem tu és?”, o Olodum mostra que é um grupo que preza pela igualdade. Na Terça-feira de Carnaval, dia 9, o bloco inova com Projeto Olodum Pipoca no tradicional circuito do Campo Grande, no Centro de Salvador. Pela primeira vez o grupo que nasceu nas ruas do Pelourinho sai sem cordas.

Além da terça-feira, o grupo faz sua tradicional abertura do Carnaval no Pelourinho na sexta-feira, dia 5, quando desfila nas ruas do pelourinho e em seguida desce para dar cor e vida ao circuito Campo Grande, Centro Histórico. No domingo, todo o colorido, alegria e beleza do Olodum abre o circuito Barra- Ondina.

O bloco Olodum que este ano recebe o nome “Brasil mostra tua cara! Sou Olodum, quem tu és?” tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, da Bahiagás (através da lei Roanet), da Petrobrás e a Air Europa. Já o Olodum Pipoca tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo, Bahiatursa.

Figurino Foliões – Para combinar com o tema do Carnaval os foliões ganharam um figurino que combinam com o tema do bloco. Idealizados por Miguel Carvalho, a ala de dança representará as Manifestações Populares mas também a alegria, as cores vibrantes e a emoção do negro, indígena e branco, a mais pura diversidade étnica do Brasil. Abertura do desfile do Olodum vem com um cortejo de hombrelones e bandeiras, uma manifestação da cultura afro-brasileira.

No primeiro dia, sexta-feira, os abadás representarão as diversas tribos urbanas onde o grafite esta ligado diretamente a vários movimentos, que surgiram com o objetivo principal de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos. O grafite reflete a realidade das ruas. Esta arte será de Luciano Ribeiro.

No domingo, os foliões apresentam camisas que representarão  os “Jovens Negros Vivos”. Segundo a Anistia Internacional foram assassinados 30 mil jovens no ano de 2012 e do total dos mortos 77% eram negros, o que denuncia um genocídio silenciado de jovens negros no Brasil. Miguel Carvalho também assina o segundo dia.

Carnaval 2016

Dia 3 de fevereiro – Abertura do Carnaval – Circuito Batatinha – concentração 16 horas

Dia 5 de fevereiro – Bloco Olodum – Circuito Batatinha  – concentração 15 horas
Dia 5 de fevereiro – Bloco Olodum – Circuito Osmar – Campo Grande  – concentração 19 horas

Dia 7 de fevereiro – Bloco Olodum – Circuito Dodô – Barra  – concentração 15 horas

Dia 9 de fevereiro – Olodum Pipoca – Circuito Osmar – Campo Grande

 

Kátya Elpydio5693 Posts

Criei o Borimbora com o objetivo fundamental de fazer com que você esteja sempre à frente do seu tempo no que diz respeito à comunicação na sua totalidade. Nenhum de nós é TÃO BOM quanto todos nós JUNTOS!

0 comentários

Deixe um comentário

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password