Baianos e turistas reverenciam a rainha das águas nesta terça-feira

Festa_de_Iemanja_Foto_Adenilson_Nunes_Secom

Realizada em 2016 na semana do Carnaval, a homenagem a Yemanjá, nesta terça-feira (2), deve atrair ao bairro do Rio Vermelho, em Salvador, aproximadamente 500 mil pessoas, conforme estimativa do presidente da Associação de Pescadores, Marcos Souza. A programação festiva dedicada à rainha das águas começa oficialmente, com alvorada de fogos, a partir das 5h.

De acordo com informações da Secretaria do Turismo (Setur), antes, às 2h30, ocorre a entrega do presente de Oxum, no Dique do Tororó, para evitar o ciúme da vaidosa rainha das águas doces, segundo o preceito afro. Às 4h45 chega o presente principal à Colônia de Pescadores do Rio Vermelho.

O cortejo marítimo dos pescadores, ponto alto da festa, deve começar a partir da 15h30, quando os balaios contendo as mais diversas oferendas são levadas em embarcações e lançadas ao mar para Yemanjá.

Nesta segunda-feira (1º), às 7h, a Casa de Iemanjá e o caramanchão (local que serve de abrigo para o depósito dos presentes) foram abertos para visitação e recebimento dos presentes. A partir das 22h, acontecem os rituais em homenagem à orixá, no Terreiro Ilê Asé Jybaiyê Jimoluane, localizado no bairro de Itinga.

A festa é realizada desde o ano de 1923. Nessa época, por conta da escassez de peixes, um grupo de pescadores resolveu oferecer presentes a Yemanjá. Segundo relato popular, os peixes voltaram e, a partir de então, os pescadores presenteiam a rainha do mar para agradecer. Eles aproveitam também para pedir fartura e tranquilidade no mar. Leia mais informações da folia baiana no site Carnaval da Bahia.

Fonte: Ascom/Secretaria do Turismo do Estado (Setur)

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password