Especialista dá dicas para garantir o fôlego durante o Carnaval

A5_Carnaval_web

Maratona de festas exige bom preparo físico

O Carnaval está chegando e todo bom folião sabe que para curtir o máximo da folia é preciso ter fôlego e muita resistência. São sete dias seguidos de festas, madrugadas sem dormir, quilômetros percorridos atrás dos blocos ou mesmo indo e vindo entre os circuitos. A gente pula, dança, agacha, levanta. É preciso ter pique! Por isso, é importante preparar o corpo com antecedência, dando a ele o condicionamento físico necessário para ter muita energia durante a maratona de festas.

Mas, se a prática de atividade física não faz parte da sua rotina e você pretende aproveitar a folia até o último trio do arrastão da quarta-feira de cinzas, ainda a tempo de se preparar. Entretanto, é preciso ir com calma nos treinos. “Exagerar para correr atrás do tempo perdido pode causar danos à saúde e te deixar de fora da festa”. O alerta é do educador físico Igor Castro, coordenador geral da Rede de Academias Alpha Fitness.

Para os sedentários a dica é priorizar os exercícios aeróbicos que exigem menos esforço como esteira, bike e caminhadas, sem deixar de lado a parte muscular, priorizando exercícios com séries de 12 a 15 repetições. “As repetições são importantes para condicionar a musculatura e, com isso, fazer com que a pessoa aguente a frequência e o ritmo do Carnaval até o fim”, explica o educador físico.  As atividades devem ser orientadas por um profissional especializado, credenciado ao Conselho Regional de Educação Física (Cref). Já as pessoas que fazem atividades físicas regularmente devem manter seus programas de treino, procurando também priorizar os aeróbicos.

Para ambos os perfis, durante a folia a dica é investir no alongamento dos membros inferiores e superiores e em caminhadas leves. Aliado a isso, as pessoas devem procurar ter um tempo para o descanso, fazer refeições leves e ricas em fibras e frutas, evitar condimentos e gorduras, se hidratar bastante e usar protetor solar. “Não basta estar bem preparado fisicamente com o calor que está fazendo, é preciso também estar bem hidratado”, aconselha Igor Castro.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password