População de Uauá ganha Praça da Ciência nesta sexta-feira

uaua bahia

Jovens de 11 municípios baianos já são beneficiados pelo projeto Praças da Ciência e podem se divertir, enquanto aprimoram os saberes científicos, brincando em oito equipamentos educativos que compõem os lúdicos e interativos espaços. Nesta sexta-feira (22), às 16h, é a vez da população de Uauá, na região oeste da Bahia, ganha o equipamento a ser entregue pelo chefe de Gabinete da Secti, Roberto de Pinho.

Instaladas pelo Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), as praças fazem parte das ações do Programa Educar para Transformar, um Pacto pela Educação. Com a inauguração da unidade de Uauá, o número de espaços inaugurados passa para 12. Este ano, a previsão é que 14 sejam entregues em municípios de várias regiões.

Os municípios escolhem e cedem os espaços onde são implantadas as estruturas. Segundo a coordenadora do Projeto Praça da Ciência, Gilmária Araújo, os recintos devem ficar na sede municipal; ter no mínimo 18 metros quadrados; e estar próximos de Ensino Fundamental e Médio. Além disso, são preferidas praças públicas já existentes nas cidades.

Interação

Nesses locais, os jovens podem interagir em conchas acústicas, bicicletas geradoras, harpas de tubo, alavancas, cadeiras e basquete giratórios, e balanços de comprimentos diferentes. As estruturas permitem que os frequentadores coloquem em prática as lições aprendidas nas aulas de ciência.

Segundo o chefe de Gabinete da Secti, para otimizar o uso para o público-alvo, a secretaria está analisando com o Instituto Anísio Teixeira (IAT) a implantação de uma Praça da Ciência, nas instalações do órgão, a fim de treinar professores de ciência de todo o território baiano para a vivência nos equipamentos científicos.

Fonte: Ascom/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password